- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

López Obrador aos EUA: não é fácil esquecer a perda pelo México da metade de seu território

© AP Photo / Eduardo VerdugoO presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, durante cerimônia na praça principal da Cidade do México (Zócalo), em 13 de agosto de 2021
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, durante cerimônia na praça principal da Cidade do México (Zócalo), em 13 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2022
Nos siga no
Andrés Manuel López Obrador e Joe Biden trocaram cartas sobre os laços entre as duas nações por ocasião do 200º aniversário das relações diplomáticas bilaterais. Em sua carta, o líder mexicano lembrou algumas páginas tristes da história comum com os EUA.
Por ocasião do bicentenário das relações diplomáticas entre o México e os EUA, os presidentes dos dois países trocaram cartas em que refletiram sobre os laços que os unem e o estado da cooperação bilateral.
Em sua mensagem, Andrés Manuel López Obrador recordou que, ao longo dos 200 anos das relações, os governos das duas nações têm enfrentado "etapas muito difíceis", incluindo a intervenção militar dos EUA no México entre 1846 e 1848, em resultado da qual o México perdeu mais da metade de seu território, que constitui atualmente os estados norte-americanos da Califórnia, Nevada, Utah, Novo México, Texas, Colorado, Arizona e algumas zonas de Wyoming, Kansas e Oklahoma.

"Não é fácil esquecer as intervenções militares dos Estados Unidos no México e a perda de metade de nosso território", sublinhou López Obrador na carta dirigida a Biden.

O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador discursa durante um desfile militar e apresentação do novo comandante do Exército, na cidade do México - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2022
Panorama internacional
México responde aos EUA: 'Não somos crianças pequenas nem precisamos de vigilantes'
Apesar disso, o presidente mexicano também destacou os "largos períodos de entendimento, cooperação e amizade" entre os dois povos e governos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала