- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente finlandês diz que vai continuar a cooperar com a Rússia: 'compartilhamos uma fronteira'

© AFP 2023 / PETRAS MALUKASO presidente finlandês, Sauli Niinisto, discursa em uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente lituano após sua reunião no Palácio Presidencial em Vilnius, Lituânia, 4 de novembro de 2022
O presidente finlandês, Sauli Niinisto, discursa em uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente lituano após sua reunião no Palácio Presidencial em Vilnius, Lituânia, 4 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2022
Nos siga no
O presidente finlandês, Sauli Niinisto, disse neste domingo (11) que seu país precisa continuar a cooperação com a Rússia, pelo menos devido a sua fronteira compartilhada.

"Devemos continuar a cooperar, pelo menos porque compartilhamos uma fronteira com mais de 1.000 quilômetros de extensão", disse Niinisto, conforme transmitido pela estação de rádio finlandesa YLE.

Segundo o presidente, a Finlândia e a Rússia estão cooperando diariamente na área de fronteira, mas vai levar tempo até que se possa restabelecer a confiança.

"Vamos ver quando a situação se resolve. Muito possivelmente, não durante a minha presidência", acrescentou Niinisto.

O mandato de Niinisto termina em 2024.
As relações entre Moscou e Helsinque ficaram mais tensas nos últimos meses devido à situação na Ucrânia e à adesão da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
No dia 24 de fevereiro, a Rússia iniciou uma operação militar especial na Ucrânia respondendo a pedidos de ajuda das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL). Os países ocidentais responderam impondo sanções abrangentes contra Moscou, ao mesmo tempo em que aumentaram seu apoio militar a Kiev. No dia 18 de maio, a Finlândia e a Suécia apresentaram pedidos de adesão à OTAN, abandonando anos de neutralidade, alegando razões de segurança.
O secretário de Estado Antony Blinken fala durante uma coletiva de imprensa com o ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, à esquerda, e o ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billstrom, no Departamento de Estado, em Washington, 8 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2022
Panorama internacional
Em coletiva, Blinken diz que EUA poderão chamar Suécia e Finlândia 'de aliados da OTAN' em breve
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала