- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após 34 anos, suspeito do atentado mais mortal do Reino Unido é detido nos EUA

© AP Photo / Martin CleaverFoto de arquivo de dezembro de 1988 mostra casas destruídas e um corte profundo no solo na cidade de Lockerbie, na Escócia, após a explosão e queda do PanAm 103
Foto de arquivo de dezembro de 1988 mostra casas destruídas e um corte profundo no solo na cidade de Lockerbie, na Escócia, após a explosão e queda do PanAm 103 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2022
Nos siga no
Abu Agila Masud é suspeito de ter fabricado a bomba que, em 21 dezembro de 1988, explodiu um avião da Pan Am que sobrevoava a cidade escocesa de Lockerbie, deixando 270 mortos.
Um homem suspeito de participar do atentado mais mortal da história do Reino Unido foi detido neste domingo (11), nos Estados Unidos, 34 anos após o atentado terrorista.
Abu Agila Masud é suspeito de ter fabricado a bomba que, em 21 de dezembro de 1988, explodiu um avião da Pan Am, que sobrevoava a cidade de Lockerbie, pulverizando a aeronave no ar, matando 259 ocupantes, mais 11 moradores da cidade atingidos pelos destroços.
Sua prisão foi anunciada pelo Departamento de Justiça dos EUA e confirmada pela procuradoria escocesa. "As famílias dos mortos no atentado de Lockerbie foram informadas de que o suspeito Abu Agila Masud Kheir Al-Marimi está sob custódia dos Estados Unidos", disse o órgão escocês, em comunicado, segundo noticiou o G1.
© AP Photo / Martin CleaverPolicial caminha perto do avião 103 da Pan Am, em um campo perto da cidade de Lockerbie, na Escócia, onde estava depois que uma bomba a bordo explodiu, matando um total de 270 pessoas, na quarta-feira, 21 de dezembro de 1988
Policial caminha perto do avião 103 da Pan Am, em um campo perto da cidade de Lockerbie, na Escócia, onde estava depois que uma bomba a bordo explodiu, matando um total de 270 pessoas, na quarta-feira, 21 de dezembro de 1988 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2022
Após o atentado, foi iniciada uma longa investigação pelo Reino Unido, em parceria com os EUA e a Interpol. As investigações levaram a dois suspeitos, ambos de nacionalidade líbia: Abdelbaset al-Megrahi e Al Amin Jalifa Fhimah.
Megrahi foi preso e condenado em 2001 por um tribunal escocês. Ele morreu em 2012, três anos após ser colocado em liberdade por questão de saúde. Já Fhimah foi declarado inocente.
Em 2015, procuradores escoceses informaram ter identificado outro envolvido no atentado, cuja participação teria sido fundamental. O suspeito era Masud, especialista em explosivos, apontado como criador da bomba.
O departamento de Justiça dos EUA informou que Masud será levado a audiência, perante a um juiz na capital Washington, mas não especificou a data.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала