- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Xi Jinping anuncia criação de centro para segurança nuclear entre China e Estados do golfo

© AP Photo / Mídia AssociadaO príncipe herdeiro saudita e primeiro-ministro Mohammed bin Salman, à direita, cumprimenta o presidente chinês Xi Jinping, após a foto de grupo, durante o Conselho de Cooperação do Golfo ( GCC), em Riad, Arábia Saudita, 9 de dezembro de 2022
O príncipe herdeiro saudita e primeiro-ministro Mohammed bin Salman, à direita, cumprimenta o presidente chinês Xi Jinping, após a foto de grupo, durante o Conselho de Cooperação do Golfo ( GCC), em Riad, Arábia Saudita, 9 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2022
Nos siga no
No penúltimo dia de sua visita à Arábia Saudita, o líder chinês informa, após reunião do Conselho de Cooperação China-Golfo, que Pequim e os Estados do golfo formarão centros de cooperação, ao mesmo tempo que tenta impulsionar o yuan na região.
A China e os Estados do golfo criarão um centro de investimento conjunto, informou o presidente chinês, Xi Jinping, nesta sexta-feira (9).

"Os Estados do golfo e a China criarão um centro de investimento conjunto. Vamos fortalecer a cooperação com os países do golfo no investimento em energia verde", disse Xi em uma reunião com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, conforme citado pela emissora Al Arabiya.

Xi acrescentou que o gigante asiático e os países do golfo Pérsico também criarão um centro conjunto para segurança nuclear.
"Saúdo a participação dos Estados do golfo na iniciativa para garantir a segurança global. Trabalharemos para criar um centro entre a China e os Estados do golfo sobre segurança nuclear", disse Xi, acrescentando que Pequim e os Estados da região concordaram em enfrentar conjuntamente os desafios atuais da humanidade.
© AP Photo / Mídia Associada O príncipe herdeiro saudita e primeiro-ministro Mohammed bin Salman, 1º à direita, conversa com o presidente chinês Xi Jinping, 1º à esquerda, durante a Cúpula do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), em Riad, na Arábia Saudita, 9 de dezembro de 2022
O príncipe herdeiro saudita e primeiro-ministro Mohammed bin Salman, 1º à direita, conversa com o presidente chinês Xi Jinping, 1º à esquerda, durante a Cúpula do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), em Riad, na Arábia Saudita, 9 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2022
O príncipe herdeiro saudita e primeiro-ministro Mohammed bin Salman, 1º à direita, conversa com o presidente chinês Xi Jinping, 1º à esquerda, durante a Cúpula do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), em Riad, na Arábia Saudita, 9 de dezembro de 2022
Ao mesmo tempo, o líder chinês afirmou que as nações do golfo devem fazer pleno uso da Bolsa Nacional de Petróleo e Gás de Xangai como uma plataforma para realizar a liquidação em yuan do comércio de petróleo e gás, segundo a Reuters.
"A China e os Estados do Conselho de Cooperação do Golfo [GCC] são parceiros naturais para a cooperação", disse Xi em um discurso na cúpula do Conselho de Cooperação China-Golfo.
Em seu discurso, o presidente propôs várias áreas de cooperação nos próximos três a cinco anos, incluindo energia, finanças e investimento, inovação e novas tecnologias, bem como aeroespacial e idiomas e culturas.
Ontem (8), Pequim e Riad superaram as expectativas e assinaram 34 acordos no âmbito das áreas citadas, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала