- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

México iniciou diálogo com Peru sobre asilo político a Pedro Castillo

© Jhonel Rodriguez Robles/Presidência do PeruPedro Castillo em um de seus últimos eventos públicos como presidente do Peru, em 6 de dezembro de 2022
Pedro Castillo em um de seus últimos eventos públicos como presidente do Peru, em 6 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2022
Nos siga no
O México está iniciando consultas com o governo do Peru sobre a concessão de asilo político ao presidente peruano destituído na quarta-feira (7), Pedro Castillo.
O anúncio das conversas foi feito pelo secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, nesta quinta-feira (8), no Twitter.

"O embaixador Pablo Monroy me informa de Lima que conseguiu se encontrar com Pedro Castillo no Centro Penitenciário às 13h20 [horário local]. Encontrou-o fisicamente bem e na companhia de seu advogado. Castillo ratificou o pedido de asilo recebido pela Embaixada do México esta manhã (02:00). Iniciamos consultas com as autoridades peruanas", disse Ebrard no Twitter.

Opositores de Pedro Castillo comemoram sua destituição do lado de fora da delegacia para onde foi levado, em Lima, no Peru, em 7 de dezembro de 2022. No cartaz se lê, em espanhol: Também vamos tirar Dina Boluarte. Boluarte foi vice-presidente de Castillo e atualmente governa o país - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2022
Panorama internacional
Peru normalizou a crise no Poder Executivo, diz especialista
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, revelou a intenção de Castillo em solicitar asilo político ao México durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta.
Obrador pediu que os direitos humanos de Castillo sejam respeitados e que a família do agora ex-presidente peruano seja protegida.
"Consideramos lamentável que, por interesses das elites económicas e políticas, desde o início da presidência legítima de Pedro Castillo, um clima de confronto e hostilidade tenha sido mantido contra ele, até que ele tenha sido levado a tomar decisões que serviram a seus adversários para consumar sua destituição", afirmou o presidente mexicano.
Na quarta-feira (7), o então presidente peruano Pedro Castillo foi detido após destituição do cargo confirmada pelo Congresso da República.
O Judiciário peruano emitiu uma prisão preventiva de sete dias contra Castillo pelo suposto crime de rebelião após a tentativa de dissolver o Congresso.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала