- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Justiça peruana ordena detenção de 7 dias a Pedro Castillo após tentativa de rebelião

© AP Photo / Martin MejiaPedro Castillo, então candidato à presidência do Peru, segura um talo de milho em sua propriedade em Chugur, no Peru, em 15 de abril de 2021
Pedro Castillo, então candidato à presidência do Peru, segura um talo de milho em sua propriedade em Chugur, no Peru, em 15 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2022
Nos siga no
A Justiça do Peru ordenou nesta quinta-feira (8) que o ex-presidente Pedro Castillo, "acusado de tentar golpe de Estado", fique preso pelos próximos sete dias.
O Judiciário peruano emitiu uma prisão preventiva de sete dias contra o ex-presidente Pedro Castillo pelo suposto crime de rebelião após uma tentativa de dissolver o Congresso do seu país.

"A Corte Suprema de Instrução Preparatória, a cargo do juiz Juan Carlos Checkley, indica sete dias de prisão preventiva para o ex-presidente Pedro Castillo, investigado pelo crime de rebelião", informou o Judiciário nas redes sociais.

O ex-presidente está desde ontem (7) detido em uma prisão de Lima, a mesma onde o ex-presidente Alberto Fujimori (1990–2000) cumpre pena.
Durante a audiência, foi apontado que "é evidente a alta probabilidade de fuga" do ex-presidente, depois que a imprensa mencionou a intenção de Castillo de se dirigir à embaixada do México para pedir asilo.
Ainda segundo a parte acusatória, a medida era necessária para se realizar investigações destinadas, entre outros objetivos, a identificar quais outros funcionários participaram do suposto crime de rebelião.
O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador apresenta seu relatório do quarto ano do governo antes de fazer seu discurso sobre o Estado da Nação no Palácio Nacional da Cidade do México, quinta-feira, 1º de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2022
Panorama internacional
Ex-presidente peruano, Pedro Castillo, solicitou asilo no México, diz López Obrador
Pedro Castillo anunciou ontem (7) a dissolução do Congresso e a instauração de um "governo de emergência excepcional". Em seguida, o Congresso Nacional votou a sua destituição. Eram necessários 87 votos, e a moção foi aprovada com 101.
A crise política ocorre em meio a escândalos de corrupção envolvendo funcionários do governo e a um índice de reprovação política de 86%, além de denúncias de propina que atingem a família do presidente.
A vice-presidente da República, Dina Boluarte, ficará à frente do Executivo.
Desde que Castillo assumiu a presidência, em julho de 2021, depois de vencer um segundo turno apertado contra Keiko Fujimori, o presidente viveu sob o cerco do Congresso e da Procuradoria do Peru.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала