- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Argentina condena anúncio de manobras do Reino Unido nas Malvinas

© AP Photo / Natasha PisarenkoMemorial da Guerra das Malvinas, na Argentina
Memorial da Guerra das Malvinas, na Argentina - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2022
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores da Argentina se opôs ao anúncio de novos exercícios militares do Reino Unido nas Ilhas Malvinas e da intenção de Londres de envolver militares do Kosovo.
O governo da Argentina apresentou nesta quinta-feira (8) um protesto formal ao Reino Unido após o anúncio britânico sobre a execução de exercícios militares nas Malvinas, território que a nação sul-americana considera legitimamente seu.
As críticas argentinas também se estenderam ao fato de que o Exército do Reino Unido convocou militares do Kosovo para participarem das atividades.
A Argentina apresentou um firme protesto ao Reino Unido pelo anúncio de novos exercícios militares nas Ilhas Malvinas.
O MRE argentino convocou a embaixadora do Reino Unido em Buenos Aires, Kirsty Hayes, e "transmitiu o seu repúdio a estes exercícios e ao propósito de introduzir novos atores militares em parte integrante do território argentino", diz uma publicação nas redes sociais da chancelaria da Argentina.
A nota formal de protesto afirma que "a iniciativa militar levada a cabo pelo Reino Unido constitui uma demonstração de força injustificada".
© Sputnik / Francisco LucottiVeteranos e familiares de ex-combatentes da Guerra das Malvinas (1982) se manifestam na frente do Ministério das Relações Exteriores da Argentina, em Buenos Aires
Veteranos e familiares de ex-combatentes da Guerra das Malvinas (1982) se manifestam na frente do Ministério das Relações Exteriores da Argentina, em Buenos Aires - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2022
Veteranos e familiares de ex-combatentes da Guerra das Malvinas (1982) se manifestam na frente do Ministério das Relações Exteriores da Argentina, em Buenos Aires
Além disso, destaca que parte dos apelos feitos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que ambas as nações retomem as negociações e encontrem uma solução definitiva e pacífica para essa disputa de soberania.
Entre outros aspectos, as autoridades da Argentina deixaram claro que a realização desses exercícios militares viola as resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas, que insta as partes a se absterem de adotar decisões unilaterais em relação às Malvinas.
O governo argentino voltou a reafirmar a soberania argentina sobre as Malvinas, assim como sobre os seus espaços marítimos circundantes e suas ilhas.
Homem segura bandeira da Argentina com mensagem dizendo Voltaremos!, durante aniversário do conflito nas Ilhas Malvinas entre Reino Unido e Argentina - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2022
Panorama internacional
Instabilidade no Reino Unido fortalece reivindicação das Malvinas, diz MRE da Argentina à Sputnik
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала