- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Foreign Policy: disputas econômicas entre EUA e Europa ameaçam provocar ruptura

CC BY-SA 2.0 / Flickr.com / openDemocracy / Bandeiras dos EUA e da União Europeia (imagem referencial)
Bandeiras dos EUA e da União Europeia (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2022
Nos siga no
Divergências graves sobre a política econômica entre Washington e seus aliados europeus podem levar a uma ruptura entre os dois lados do Atlântico, escreveu o colunista do Foreign Policy Edward Alden.

"Alguns meses foram marcados apenas por uma irritação silenciosa, mas, na semana passada, o conflito deflagrou. Thierry Breton, comissário da União Europeia para o Mercado Interno, anunciou que não ia participar das reuniões [previstas para esta semana em Maryland] do Conselho UE – EUA de Comércio e Tecnologia, órgão-chave de coordenação da política econômica transatlântica", afirmou o jornalista.

Segundo o artigo, Breton disse que a prioridade é "manter a competitividade da base industrial europeia".
Trabalhadores da empresa MAN Turbo trabalham em grandes compressores e turbinas na fábrica de Oberhausen, oeste da Alemanha, 14 de outubro de 2009 - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2022
Panorama internacional
Guerra comercial EUA-UE: preocupada com política de Washington, Bruxelas pede por mudanças na lei
Conforme o colunista, as divergências entre os Estados Unidos e a UE se agravaram em meio ao conflito na Ucrânia. O autor do artigo destaca que os preços do gás natural na maioria dos países da União Europeia são dez vezes superiores aos norte-americanos, o que coloca as indústrias europeias em "uma posição extremamente desvantajosa".
"Cada uma das novas medidas tomadas por Washington inclina a balança a favor das empresas que investem nos Estados Unidos, e não na Europa", concluiu Alden.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discursa durante debate da União Europeia em Estrasburgo, na França, em 4 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2022
Panorama internacional
Von der Leyen defende tomada de medidas em resposta à Lei de Redução da Inflação dos EUA
Os países ocidentais enfrentam uma alta de preços da energia e forte inflação devido às sanções impostas à Rússia e à decisão de não comprar combustíveis russos.
Em meio ao aumento dos preços do petróleo e especialmente do gás natural, as indústrias na Europa em muitos aspectos perderam suas vantagens competitivas. Além disso, os EUA e os países da UE estão sofrendo de uma inflação recorde, a maior registrada nas últimas décadas.
O presidente russo Vladimir Putin tem repetidamente salientado que as sanções atingiram toda a economia mundial. Segundo Putin, o objetivo principal do Ocidente é piorar a vida de milhões de pessoas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала