- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista: visita histórica de Xi Jinping à Arábia Saudita é 'golpe duplo contra EUA'

© AP Photo / Ng Han GuanPresidente Xi Jinping em cerimônia no dia 8 de abril de 2022.
Presidente Xi Jinping em cerimônia no dia 8 de abril de 2022.  - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2022
Nos siga no
A visita do líder chinês Xi Jinping à Arábia Saudita pode ser enxergada como um golpe duplo contra os EUA, que estão tentando impor suas condições no mercado de energia, disse à Sputnik Yuri Tavrovsky, chefe do Conselho de Especialistas do Comitê russo-chinês para a Amizade, Paz e Cooperação.
Xi Jinping estará de visita na Arábia Saudita de 7 a 9 de dezembro. De acordo com o especialista, esta viagem pode ser considerada uma visita verdadeiramente histórica.
"Na minha opinião, a visita de Xi Jinping à Arábia Saudita é um evento marcante e vai além da atual situação dos preços do petróleo, porque haverá reuniões não apenas com os líderes sauditas, mas também com os chefes dos países do golfo Pérsico. Trata-se de um ajustamento ou estabelecimento de novas relações entre a China e o mundo árabe e o mundo do petróleo e do gás. [O diálogo] não será apenas sobre fornecimentos, mas sobre pagamento em yuan, em yuan digital", disse o interlocutor da agência.

"Na verdade, está sendo disferido um golpe duplo contra o Ocidente, contra os Estados Unidos, que estão tentando impor suas condições no mercado de energia. Nisto vejo um caráter histórico – que os sauditas, que foram clientes dos EUA por muitos anos, assim como outros países do golfo Pérsico, decidiram [fazer] tal revolução. Isso mostra um papel decrescente dos EUA como hegemonia e centro de estabelecimento de regras. O próprio fato dessas reuniões já é marcante e revolucionário e um sinal de que a nova ordem mundial está se tornando cada vez mais real", acrescentou o especialista.

Bombas de gasolina em Frankfurt, na Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2022
Panorama internacional
Ante sanções russas, alta de preço do petróleo foi 'erro de cálculo da política externa dos EUA'
De acordo com Tavrovsky, os Estados Unidos tentaram por muito tempo impedir essa visita, que foi adiada várias vezes ao longo do ano sob vários pretextos, mas mesmo assim ela vai ser realizada, o que é a indicação do crescimento da influência da China.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала