- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA sem estoques de armas: sistemas Stinger enviados para Ucrânia equivalem a 13 anos de produção

Nesta imagem fornecidas pelo serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Ucrânia, soldados ucranianos usam um lançador com mísseis Javelin dos EUA durante exercícios militares na região de Donetsk, Ucrânia, quarta-feira, 12 de janeiro de 2022
Nesta imagem fornecidas pelo serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Ucrânia, soldados ucranianos usam um lançador com mísseis Javelin dos EUA durante exercícios militares na região de Donetsk, Ucrânia, quarta-feira, 12 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.12.2022
Nos siga no
Por causa do apoio às Forças Armadas da Ucrânia, os EUA esgotaram o estoque de mísseis portáteis terra-ar Stinger e de sistemas portáteis de mísseis antitanque Javelin, que deveriam durar por vários anos, de acordo com o jornal National Review, citando Greg Hayes, presidente executivo da empresa de defesa Raytheon.
"O problema é que, nos primeiros meses do conflito, foram gastos muitos estoques. Usamos a [quantidade] de Stingers correspondente a 13 anos de produção e de Javelins correspondente a cinco anos de produção", disse Hayes avaliando as transferências de armas para a Ucrânia.
Ele acrescentou também que a questão da reposição de estoques é muito urgente, observando que o Pentágono não solicitava aquisições de sistemas portáteis antiaéreos desde 2004.
De acordo com o autor do artigo, Jimmy Quinn, no âmbito da assistência militar a Kiev, Washington forneceu 5.500 unidades de Javelin e 1.400 de Stinger.
A secretária do Exército dos EUA, Christine Wormuth, afirmou no Fórum Reagan de Defesa Nacional que o Pentágono assinou muitos contratos, no valor de mais de US$ 6 bilhões (R$ 31,3 bilhões), para reabastecer os estoques esgotados após as entregas à Ucrânia.
Desde que a Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro, os países ocidentais têm fornecido a Kiev assistência militar e financeira. Moscou tem criticado o fluxo de armas dos países ocidentais para a Ucrânia, dizendo que isso apenas prolonga o conflito.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, observou anteriormente que qualquer carga contendo armas para a Ucrânia se tornaria um alvo legítimo para a Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала