- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Espanha prende quadrilha que enviava maconha para a Ucrânia em falso comboio humanitário

© Folhapress / Jose LucenaPolícia Civil apreende 7 fuzis e 2 toneladas de maconha em caminhão de frango na Avenida Brasil, na cidade do Rio de Janeiro (imagem ilustrativa)
Polícia Civil apreende 7 fuzis e 2 toneladas de maconha em caminhão de frango na Avenida Brasil, na cidade do Rio de Janeiro (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 05.12.2022
Nos siga no
Traficantes internacionais, principalmente ucranianos, utilizavam as rotas europeias de ajuda humanitária para a Ucrânia e contavam com a falta de controle nos postos policiais e fronteiriços.
As autoridades espanholas anunciaram nesta segunda-feira (5) a descoberta e o desmantelamento de uma rede de tráfico de drogas acusada de transportar maconha em um falso comboio humanitário para a Ucrânia.
A droga, após chegar à Ucrânia, era enviada a vários países europeus, segundo informações do jornal Levante-EMV. A quadrilha era constituída por cidadãos alemães, espanhóis e marroquinos, mas sobretudo por ucranianos que tinham o estatuto de refugiados na Espanha.
De acordo com a Guarda Civil espanhola, um total de 30 pessoas foram detidas no âmbito dessa operação, realizada em várias cidades da comunidade da Andaluzia, no sul do país, incluindo Sevilha, Málaga e Granada.
Para exportar a droga, "eles escondiam a maconha em caixas de papelão" que passavam como "provisões e ajuda humanitária para a Ucrânia", esclareceram as autoridades espanholas.
Refugiados ucranianos no posto de fronteira de Medyka–Shegini, na Polônia, em 26 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2022
Panorama internacional
Bélgica enfrenta problemas com moradia para refugiados ucranianos
Uma falsa "caravana de solidariedade" foi montada para isso, com furgões registrados na Ucrânia. Os traficantes "pensaram assim passar despercebidos durante os controles policiais e fronteiriços".
Fontes explicaram que a droga estava viajando entre "ajuda real", ou seja, entre provisões como alimentos e agasalhos.
As investigações permitiram que duas vans registradas na Ucrânia fossem interceptadas em território espanhol com um total de 109 quilos de maconha embalada a vácuo escondida em caixas de papelão.
Durante a operação foram apreendidos alguns milhões de reais, seis armas de fogo e 2.500 pés de maconha, segundo a Guarda Civil da Espanha.
Frascos em laboratório biológico (imagem referencial). - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2022
Panorama internacional
Serviço de Segurança da Ucrânia está envolvido em rede de laboratórios de drogas ilícitas na Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала