- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Em reunião com conselheiro de segurança dos EUA, Lula defende mudança na governança global

© Folhapress / Divulgação / Ricardo StuckertO presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à direita), com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à direita), com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan - Sputnik Brasil, 1920, 05.12.2022
Nos siga no
Presidente brasileiro disse ao enviado do governo dos Estados Unidos que é preciso fazer uma reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se nesta segunda-feira (5), em Brasília, com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan.
No encontro, Sullivan levou o convite feito pelo presidente dos EUA, Joe Biden, para que Lula se encontre com ele na Casa Branca. De acordo com o ex-ministro Celso Amorim, Lula respondeu que é mais provável que a visita oficial ocorra logo após a posse, em janeiro de 2023.
De acordo com o site do governo de transição, Amorim também detalhou que Lula e Sullivan trataram de diversos temas de interesse mundial, como as mudanças climáticas, a cooperação em desenvolvimento tecnológico e sustentável e a reforma na governança mundial, incluindo o Conselho de Segurança da ONU.
© Foto / Divulgação / Ricardo StuckertLula e Jake Sullivan
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (com a camisa da seleção de futebol dos Estados Unidos na mão), com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan (com a caixa na mão) - Sputnik Brasil, 1920, 05.12.2022
Lula e Jake Sullivan

"O presidente Lula lembrou do G20 como instrumento importante na área econômica, logo após a crise do [banco] Lehman Brothers [em 2008]. E Jake Sullivan recordou que o Brasil ocupará a presidência [do grupo] em 2024", disse Amorim.

De acordo com o ex-chanceler, há interesse do governo norte-americano em cooperar com o Brasil para fazer do G20 um instrumento importante de uma governança global mais democrática e mais justa.
De acordo com o ex-ministro, Lula também manifestou interesse em fortalecer o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e as instituições sul-americanas e mencionou a importância da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
Amorim disse que o presidente pretende realizar uma reunião em breve com os países da região e outra com os presidentes dos países amazônicos.
Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa, durante lançamento de seu livro Relações de Confiança: O Brasil na América do Sul, em 22 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2022
Notícias do Brasil
Celso Amorim: Lula foi responsável não só pela projeção como pela criação do BRICS
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала