DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Cientistas chineses criam 'capa de invisibilidade' que escapa das câmeras de segurança

© AP Photo / Ng Han GuanAgente de segurança passa por câmeras de vigilância em Pequim, perto de tela expondo o 70º aniversário de fundação da República Popular da China
Agente de segurança passa por câmeras de vigilância em Pequim, perto de tela expondo o 70º aniversário de fundação da República Popular da China - Sputnik Brasil, 1920, 05.12.2022
Nos siga no
O casaco InvisDefense permite que o usuário seja visto, mas não detectado como humano, com implicações para a tecnologia antidrone e para o campo de batalha. A equipe criadora do traje diz que os resultados mostram brechas na tecnologia de reconhecimento.
Estudantes de pós-graduação chineses inventaram um casaco simples e barato que pode esconder o corpo humano, de dia ou de noite, de câmeras de segurança guiadas por inteligência artificial.
O casaco InvisDefense pode ser visto por olhos humanos, mas é coberto por um padrão que "cega" as câmeras durante o dia e envia sinais de calor incomuns à noite, de acordo com a equipe de cientistas responsável pelo seu desenvolvimento.
O trabalho vem colecionando prêmios na China e ganhou um concurso patrocinado pela Huawei, escreve o jornal South China Morning Post. O projeto foi supervisionado pelo professor Wang Zheng, da escola de ciência da computação da Universidade de Wuhan.
Veículos militares chineses carregando o míssil de cruzeiro DF-100 no decorrer do desfile militar em homenagem aos 70 anos da criação da República Popular da China - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2021
China desenvolve arma hipersônica invisível capaz de destruir redes de comunicação em 10 segundos

"Atualmente muitos dispositivos de vigilância podem detectar corpos humanos. As câmeras na estrada têm funções de detecção de pedestres e os carros inteligentes podem identificar pedestres, estradas e obstáculos. Nosso InvisDefense permite que a câmera capture você, mas não pode dizer se você é humano", disse Wang.

Durante o dia, as câmeras geralmente detectam corpos humanos por meio de reconhecimento de movimento e reconhecimento de contorno.
Com um padrão de camuflagem especialmente projetado em sua superfície, o InvisDefense pode interferir no algoritmo de reconhecimento da máquina, "cegando" efetivamente a câmera para que ela não possa identificar o usuário como uma pessoa.
Ave da espécie Turdus amaurochalinus na Argentina, em 4 de novembro de 2009 (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2022
Ciência e sociedade
Na China, cientistas usam energia solar para controlar cérebros de pássaros
À noite, a câmera rastreia corpos humanos por meio de imagens térmicas infravermelhas. Módulos de controle de temperatura de formato irregular aninhados na superfície interna do InvisDefense criam um padrão de temperatura incomum que confunde a câmera infravermelha.

Outra vantagem do InvisDefense é seu baixo custo. "O conjunto completo do InvisDefense é inferior a US$ 70 [R$ 369,59]", disse Wang.

"Este é o primeiro produto do setor que pode evitar a detecção de pedestres em público e não levantar suspeitas aos olhos humanos. Por meio de testes no campus, a precisão da detecção de pedestres pode ser reduzida em 57%, e esse número pode ser ainda maior no futuro", disseram os cientistas.
Computador quântico (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2022
Ciência e sociedade
Cientista chinês 'descobre o melhor semicondutor do mundo'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала