- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: Exército e Marinha orientam comandante da FAB a permanecer no cargo até a posse de Lula

© Marcos Corrêa / Palácio do Planalto / CC BY 2.0Solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro no Comando Militar do Sudeste, em 18 de abril de 2019 (foto de arquivo)
Solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro no Comando Militar do Sudeste, em 18 de abril de 2019 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2022
Nos siga no
Comandantes das Forças Armadas planejavam deixar o cargo em dezembro, antes da posse, para evitar constrangimentos em caso de protestos, mas desistiram para evitar acusações de insubordinação.
Preocupados com possíveis acusações de insubordinação, comandantes do Exército e da Marinha desistiram da ideia de deixarem seus cargos antes da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo noticiou o site Poder 360, eles, agora, tentam convencer o comandante da Aeronáutica, o brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, a permanecer no cargo até que seja feita a troca de comando.
Tradicionalmente, o presidente eleito toma posse em 1º de janeiro, já com os nomes de seus comandantes escolhidos para comandar o Exército, Marinha e Aeronáutica. A troca de comando é feita alguns dias após a posse.
3º Sargento, Renan Péricles Bezerra da Silva, aluno melhor classificado na Escola de Sargentos de Armas (ESA), de Três Corações, para a cerimônia de celebração do 74° aniversário de criação da Brigada de Infantaria Paraquedista (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2022
Notícias do Brasil
Ameaça de sargento da Marinha a Lula impulsiona movimento para retirar militares do GSI, diz mídia
Os atuais comandantes das Forças Armadas, indicados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), haviam cogitado antecipar a saída, deixando seus cargos em dezembro, para evitar serem substituídos por Lula. A medida evitaria constrangimentos, em caso de protestos contra a posse do presidente eleito. Isso porque ainda há focos de protestos contra a eleição de Lula em algumas cidades do país, com manifestantes acampados em frente a prédios militares.
Porém, diante de críticas relativas à insubordinação, os atuais comandantes do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, e da Marinha, Almir Garnier Santos, desistiram da ideia. Agora, eles tentam convencer Baptista Júnior a também declinar do plano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала