- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Inteligência grega espiona liderança militar do país e vira alvo de críticas, diz mídia local

© AP Photo / Geert Vanden WijngaertO primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, fala à mídia antes da reunião extraordinária de líderes da União Europeia para discutir a Ucrânia, energia e segurança alimentar, no edifício Europa, em Bruxelas. Bélgica, 30 de maio de 2022
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, fala à mídia antes da reunião extraordinária de líderes da União Europeia para discutir a Ucrânia, energia e segurança alimentar, no edifício Europa, em Bruxelas. Bélgica, 30 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2022
Nos siga no
O Serviço Nacional de Inteligência da Grécia (EYP) tem espionado vários militares de alto escalão por ordem do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, informou um jornal grego neste domingo (4).
O Documento — um veículo de imprensa semanal grego — publicou uma lista de 14 pessoas que foram supostamente vigiadas pela inteligência grega usando o spyware Predator. De acordo com o jornal, o EYP tem vigiado a liderança militar do país, incluindo o chefe do Estado-Maior da Defesa Nacional, Konstantinos Floros, e o chefe do Estado-Maior do Exército grego, Charalambos Lalousis.
De acordo com a mídia, outras figuras proeminentes, incluindo vários empresários, um deputado grego do Parlamento Europeu e jornalistas, também foram alvo do EYP.
Posteriormente, um dos principais partidos de oposição da Grécia, o Syriza, disse que havia solicitado uma declaração do primeiro-ministro sobre a reportagem do jornal, acrescentando que o atual escândalo constitui "um dos momentos mais sombrios da história grega".
Ao mesmo tempo, o porta-voz do governo grego, Ioannis Oikonomou, criticou o relatório, afirmando que se tratava de "uma mistura de afirmações infundadas".
Manifestação número 14 dos coletes amarelos em Paris, França, em 16 de fevereiro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2022
Panorama internacional
Com inflação alta, França, Bélgica, Reino Unido e Grécia enfrentam greves em setores críticos
Por vários meses, a Grécia tem estado envolvida em um escândalo de escutas telefônicas depois que o governo admitiu que o EYP havia escutado Nikos Androulakis, membro do Parlamento Europeu e líder do movimento socialista pan-helênico do partido de oposição grego.
Nas últimas semanas, o Documento já publicou quatro listas de pessoas, que teriam sido vigiadas pelos serviços de inteligência gregos. Essas listas incluem figuras proeminentes como os ministros de Estado Giorgos Gerapetritis e Akis Skertsos, o ministro das Relações Exteriores Nikos Dendias, o ex-primeiro-ministro Antonis Samaras e outros altos funcionários.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала