Brasil bate Suíça por 1 a 0 e garante classificação às oitavas de final da Copa do Catar

© Sputnik / Grigory SysoevJogadores da Seleção Brasileira comemoram com a torcida após vitória na partida entre Brasil e Sérvia, válida pela fase de grupos da Copa do Mundo do Catar
Jogadores da Seleção Brasileira comemoram com a torcida após vitória na partida entre Brasil e Sérvia, válida pela fase de grupos da Copa do Mundo do Catar - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2022
Nos siga no
Foi no limite, mas o Brasil venceu a Suíça por 1 a 0, com gol de Casemiro, na segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar, nesta segunda-feira (28), e garantiu a classificação às oitavas de final.
Em um jogo difícil e de muita marcação, a Seleção Brasileira precisou achar espaços em campo para superar a defesa suíça, muito bem postada.
O primeiro tempo foi mais morno e truncado que o segundo. Com as contusões de Neymar e Danilo na estreia contra a Sérvia — eles não jogam mais na primeira fase —, o técnico Tite precisou fazer mudanças na formação inicial e optou por uma escalação mais defensiva. O treinador colocou o volante Fred no lugar do meia-atacante e Militão (zagueiro que também atua como lateral direito) no lugar de Danilo.
Com isso, no primeiro tempo, o Brasil teve uma postura muito cautelosa diante dos suíços, que também não exigiram da Seleção. O empate parecia de bom tamanho para o time europeu.
Mas o 0 a 0 não deixava os torcedores brasileiros satisfeitos. No segundo tempo, Tite tirou Paquetá e colocou o meia-atacante Rodrygo, e a Seleção passou a atacar mais. Ainda entraram no time Bruno Guimarães (no lugar de Fred), Antony (Raphinha), Gabriel Jesus (Richarlison) e Alex Telles (Alex Sandro).
E a rede balançou aos 18 minutos do segundo tempo com Vinicius Jr, mas o gol foi corretamente anulado pelo árbitro de vídeo, pois Richarlison, no início da jogada, estava impedido.
Após muita insistência, sem perder de vista a proteção atrás para não ser surpreendido, o Brasil encontrou o caminho do gol. Aos 38 minutos, em troca de passes pela esquerda de ataque em direção à área adversária, Vinicius Jr. passou para Rodrygo, que ajeitou para Casemiro pegar bonito de primeira e estufar as redes suíças: 1 a 0 Brasil, enfim.
Depois disso, a Suíça tentou se lançar em busca do empate, dando mais campo ao Brasil, que desperdiçou algumas boas oportunidades em contra-ataques, com Vinicius e Rodrygo. Mas a festa já estava assegurada com o placar apertado.
Na primeira rodada, na última quinta-feira (24), o Brasil derrotou a Sérvia por 2 a 0. Com o resultado contra a Suíça, o Brasil foi a seis pontos no grupo G e não pode mais ser alcançado por Sérvia e Camarões. Como apenas duas entre quatro seleções se classificam, a vitória garantiu a passagem à fase de oitavas de final.
Na última rodada da fase de grupos, a Seleção Brasileira enfrenta Camarões. Se vencer ou empatar, a equipe confirma a primeira posição no grupo. Em caso de derrota para a seleção africana, o Brasil poderá ser ultrapassado pela Suíça. Para isso, o time europeu precisará tirar a diferença no saldo de gols — hoje o Brasil tem três gols positivos e a Suíça tem saldo zero.
Entre os dez países que mais compraram ingressos para a Copa do Mundo, o Brasil aparece em nono lugar, com cerca de 39.500 bilhetes adquiridos.
Apoiadora de Jair Bolsonaro durante ato de apoio ao presidente, Rio de Janeiro (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2022
Notícias do Brasil
Além de futebol: Catar tem produtos militares do Brasil e cadeira cativa no governo Bolsonaro
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала