DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Rússia criará sistema para monitorar degelo do permafrost no Ártico, uma das maiores ameaças à Terra

© Ministério da Defesa da RússiaBase militar russa na região do Ártico
Base militar russa na região do Ártico - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2022
Nos siga no
Em um novo projeto visando a preservação do planeta, a Rússia lançará uma base científica de alta tecnologia para monitorar o degelo do permafrost ártico.
A aprovação do estabelecimento de um sistema de monitoramento estatal para estudar o permafrost no Ártico foi aprovado neste sábado (26) pelo governo russo, após ser apreciado pela câmara baixa do parlamento.
Ele se tornará parte da rede de monitoramento existente do Serviço Federal Russo de Hidrometeorologia e Monitoramento Ambiental.
O projeto de lei foi elaborado para promulgar os planos estratégicos do governo para o desenvolvimento do Ártico e de outras zonas de permafrost.
Paraquedistas da Força Aérea dos EUA aterrissam na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, Alasca, EUA, 9 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2022
Panorama internacional
Reuters: Ocidente está 10 anos atrás da Rússia no Ártico
Especialistas acreditam que o permafrost deve ser monitorado de perto, pois seu degelo pode resultar na piora das condições ambientais no Ártico.

Uma ameaça à Terra

O permafrost forma uma das maiores reservas de carbono do planeta. Trata-se de uma camada do subsolo da crosta terrestre que está permanentemente congelada, em algumas das regiões mais frias do mundo.
Cientistas estimam que cerca de 1,5 trilhão de toneladas de carbono (o dobro do que há atualmente na atmosfera) estão armazenados no permafrost.
Fissura de gelo no Oceano Ártico - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2021
Degelo do permafrost do Ártico poderia liberar elementos nocivos 'resistentes a antibióticos atuais'
Aos poucos, esse carbono está sendo liberado na atmosfera, na forma de CO2 e metano. Isso ocorre porque o aquecimento global está aumentando as temperaturas em todo o planeta, principalmente no Ártico.
Os desafios envolvendo o permafrost fazem dele uma das maiores ameaças à nossa atmosfera.
A maior parte do que é chamado de permafrost está localizado no Hemisfério Norte, onde estima-se que quase um quarto dos solos tenham permafrost. Ele se concentra principalmente na região do Ártico, Sibéria, Alasca e Groenlândia.
A situação, apontam cientistas, é reversível. O permafrost mais antigo e profundo da Terra já sobreviveu a períodos ainda mais quentes do que o atual.
Monumento de mamute na Rússia (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2021
Cientistas russos estudam vírus pré-históricos em animais recuperados de permafrost derretido
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала