- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Brasil e 6 países são convidados por Colômbia e ELN para acompanhar negociação de paz

© AP Photo / Fernando VergaraManifestação pela paz na Colômbia após atentando terrorista do ELN matar 21 pessoas com carro-bomba.
Manifestação pela paz na Colômbia após atentando terrorista do ELN matar 21 pessoas com carro-bomba. - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2022
Nos siga no
Na sexta-feira (25), os participantes do diálogo entre as autoridades colombianas e o grupo armado de esquerda radical Exército de Libertação Nacional (ELN) apelaram ao Brasil, ao Chile e ao México para agirem como fiadores dos acordos.
Além dos três países sul-americanos, foram convidados Alemanha, Suécia, Suíça e Espanha para acompanhar o processo de negociação. Os Estados Unidos também foram notificados sobre a disponibilidade de Washington para participar no processo de paz.
O nome dos países foi anunciado por meio de um comunicado divulgado na sexta-feira (26) em uma coletiva de imprensa na capital venezuelana Caracas.
O ELN é o segundo maior grupo rebelde da Colômbia, depois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). O governo colombiano e vários outros países e organizações, incluindo os EUA e a União Europeia (UE), designam o ELN como uma organização terrorista.
© Foto / ELN/Reprodução/YoutubeOdín Sanchez
Odín Sanchez - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2022
Odín Sanchez
Em agosto, o presidente colombiano, Gustavo Petro, suspendeu os mandados de prisão dos principais nomes do ELN, com o objetivo de facilitar as tratativas.
No início desta semana, negociadores do governo colombiano e do ELN iniciaram novas conversações de paz em Caracas. Segundo o governo colombiano, as negociações serão rotativas entre os Estados fiadoresVenezuela, Cuba e Noruega.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала