Japão planeja desenvolver mísseis guiados com alcance de até 3 mil quilômetros, diz mídia

© AP Photo / Ministério da Defesa da Coreia do SulLançamento de míssil da série Hyunmoo-2 durante manobras conjuntas da Coreia do Sul e dos EUA em local desconhecido, em julho de 2017 (foto de arquivo)
Lançamento de míssil da série Hyunmoo-2 durante manobras conjuntas da Coreia do Sul e dos EUA em local desconhecido, em julho de 2017 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2022
Nos siga no
O governo japonês está estudando o desenvolvimento de novos mísseis guiados com um alcance de até 3 mil quilômetros e a subsequente implantação do modelo em diversas partes do país, incluindo Hokkaido, escreveu o jornal Mainichi Shimbun citando fontes.
De acordo com a mídia japonesa, a alocação dos mísseis seria feita em três etapas. No primeiro estágio, mísseis avançados com alcance de cerca de mil quilômetros seriam implantados nas ilhas Nansay, com previsão para 2026.
Na segunda fase, o governo deseja enviar mísseis com alcance de cerca de 2 mil quilômetros à ilha Honshu, possivelmente na região do monte Fuji. O prazo para essa etapa não foi informado.
Já no terceiro estágio é esperada a implantação de mísseis na ilha de Hokkaido, a mais ao norte do país, após o desenvolvimento do modelo com alcance de cerca de 3 mil quilômetros. Essa etapa tem previsão para ser concluída em meados da década de 2030.
Teste do sistema Aegis de defesa antimíssil das Forças Armadas dos Estados Unidos em Kauai, ilha do Havaí, em 10 de dezembro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 21.11.2022
Panorama internacional
Primeira vez fora dos EUA: Japão atinge mísseis com interceptadores SM-3, diz Raytheon
Atualmente, o alcance máximo de mísseis japoneses é de pouco mais de 100 quilômetros. São "12 mísseis antinavio deste tipo", lembra a publicação. Como parte do plano de defesa do país, Tóquio pretende modernizá-los e aproveitá-los com capacidade de alcance de cerca de mil quilômetros.
Durante uma palestra no início de outubro, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, afirmou que Tóquio consideraria todas as opções para proteger a população, incluindo a possibilidade de ataques de retaliação.
Até o fim deste ano, as autoridades devem divulgar três documentos atualizados no campo da defesa: a estratégia de segurança nacional; as normas do programa nacional de defesa; e o programa de defesa de médio prazo.
Navio de gás natural liquefeito com carregamento do projeto Sakhalin-2 no porto de Prigorodnoe, Rússia, 29 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2022
Panorama internacional
EUA autorizam importação de petróleo do Sakhalin-2 da Rússia para o Japão
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала