DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Restos de misterioso navio medieval de 700 anos são encontrados na Noruega (FOTO)

© Foto / Pixabay / art_of_pboeskenBarco viking na Noruega (imagem referencial)
Barco viking na Noruega (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2022
Nos siga no
Uma equipe de arqueólogos descobriu os restos de um misterioso navio medieval que poderia ser um dos naufrágios mais antigos encontrados no país nórdico.
A descoberta ocorreu enquanto a equipe mapeava toneladas de munições não detonadas da Segunda Guerra Mundial depositadas nas profundezas de um lago próximo a Oslo.
Durante as buscas pelas munições, as imagens do sonar mostraram o casco de dez metros de um navio de madeira a uma profundidade de 410 metros no lago Mjosa, a aproximadamente 100 quilômetros ao norte da capital norueguesa.
© Foto / FFI/NTNUUma equipe de arqueólogos descobriu os restos de um misterioso navio medieval que poderia ser um dos naufrágios mais antigos encontrados na Noruega
Uma equipe de arqueólogos descobriu os restos de um misterioso navio medieval que poderia ser um dos naufrágios mais antigos encontrados na Noruega - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2022
Uma equipe de arqueólogos descobriu os restos de um misterioso navio medieval que poderia ser um dos naufrágios mais antigos encontrados na Noruega
De acordo com o portal LiveScience, a estrutura sugere que a embarcação foi construída há 700 anos, época em que as técnicas de construção naval passavam por um período de transição, com as características que remontavam à Era Viking começando a ser abandonadas.

"Temos apenas as imagens acústicas [de sonar] do naufrágio. Mas dos dados parece que há o contorno de algo que possivelmente poderia ser uma popa, e se for o caso, então isso realmente não aparece até os anos 1300", explicou Oyvind Odegard, especialista que participou da descoberta.

Apesar do achado, os detalhes não puderam ser revelados devido às condições climáticas na região nesta época do ano, deixando o mistério no ar. A investigação da embarcação será retomada em 2023, quando o clima melhorar.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала