- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Estônia destruirá mais de 200 monumentos soviéticos em retaliação à operação russa na Ucrânia

© AP Photo / Pavel GolovkinBandeiras nacionais da Estônia tremulam ao vento na Praça da Liberdade com a Igreja de São João, bem ao fundo, em Tallinn, Estônia, 1º de setembro de 2022
Bandeiras nacionais da Estônia tremulam ao vento na Praça da Liberdade com a Igreja de São João, bem ao fundo, em Tallinn, Estônia, 1º de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2022
Nos siga no
O governo estoniano planeja demolir 244 monumentos. Países vizinhos como Letônia e Lituânia pretendem fazer o mesmo, segundo mídia.
De acordo com a Bloomberg, um comitê do governo decidiu o destino de 322 monumentos, a maioria deles memoriais da Segunda Guerra Mundial, que serão destruídos e sepulturas que serão enterradas novamente em cemitérios.
Entretanto, 74 esculturas foram vistas como ideologicamente neutros ou têm valor artístico e, portanto, serão preservados, anunciou o comitê na quarta-feira (23).
O ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist, o homólogo da Estônia, Hanno Pevkur, e o embaixador da Islândia, Hannes Heimisson, participam de uma entrevista coletiva em conexão com uma reunião dos Ministros da Defesa Nórdico-Báltico no regimento P 18 em Tofta, na ilha de Gotland, Suécia, em 2 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.10.2022
Panorama internacional
Defesa da Estônia anuncia envio de novo lote de munições e equipamentos militares à Ucrânia
O governo lançou sua campanha para remover os monumentos soviéticos depois que a Rússia começou a operação na Ucrânia em fevereiro.
Em agosto, autoridades estonianas transferiram um tanque construído pelos soviéticos em Narva para um museu, o que aborreceu Moscou, visto que esses memoriais representam a vitória da Rússia sobre a Alemanha nazista.
As vizinhas Letônia e Lituânia também tomaram medidas para tirar o país dos símbolos soviéticos. Vilnius deve iniciar a remoção de um memorial para soldados soviéticos no cemitério da capital lituana na quinta-feira (24).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала