DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descobrem no México objetos de cerâmica e artefatos de antiga cidade maia (FOTOS)

© Sputnik / Nataliya Selivyorstova / Acessar o banco de imagensTemplo de Kukulcán na cidade antiga de Chichén Itzá, México
Templo de Kukulcán na cidade antiga de Chichén Itzá, México - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2022
Nos siga no
Uma equipe de arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México descobriu evidências da antiga cidade maia de Oxkutzcab, situada atualmente no município homólogo no estado mexicano de Yucatán.
Oxkutzcab era uma cidade pré-colombiana, que se tornou uma capital regional governada pela família Tutul Xiu após a queda de Mayapan na década de 1440 d.C.
Embora a família Xiu colaborasse com os espanhóis, a cidade junto com os tempos foi demolida, abrindo caminho para uma cidade colonial em 1550 após a conquista espanhola de Yucatán, escreve Heritage Daily.
No centro, os espanhóis construíram a Paróquia de São Francisco de Assis – uma igreja franciscana onde poderia ter estado um dos primeiros templos maias.
O centro INAH em Yucatán recupera vestígios arqueológicos maias descobertos na praça central de Oxkutzcab.
Até hoje sobreviveram poucas evidências de Oxkutzcab pré-colombiana, mas em uma extensão mais ampla dentro do município existem várias pequenas ruínas maias associadas nas florestas circundantes.
Trabalhando em colaboração com a prefeitura de Oxkutzcab, arqueólogos do INAH conduziram escavações no parque central da cidade quando descobriram objetos de cerâmica maia, restos de ossos e fragmentos de elementos arquitetônicos decorativos que datam de quase mil anos e remontam do período pós-clássico (entre 900 d.C. e 1.200 d.C.)
Alguns dos fragmentos de pedra retratam figuras maias importantes, possivelmente de deuses ou da elite maia, que foram guardadas pelos especialistas da INAH para realização de estudos posteriores.
Pirâmide maia (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2022
Ciência e sociedade
Cripta descoberta no México dá pistas sobre rituais da civilização maia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала