- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mercadante anuncia que futuro ministro da Defesa do governo Lula será um civil

© Folhapress / Fátima MeiraAloízio Mercadante concede coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF), 17 de novembro de 2022
Aloízio Mercadante concede coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF), 17 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2022
Nos siga no
Mercadante fez o anúncio durante coletiva de imprensa em Brasília hoje (18). Nos governos de FHC, Lula e Dilma Rousseff, a pasta foi comandada por civis. Os militares chegaram ao cargo a partir do governo de Michel Temer.
O ex-ministro da Educação e coordenador dos grupos técnicos que fazem parte da transição de governo, Aloizio Mercadante (PT), afirmou nesta sexta-feira (18) que o futuro ministro da Defesa será um civil e não um militar, segundo o G1.
"O [futuro] presidente [Lula] já disse isso publicamente, que o ministro da Defesa será um civil. Foi no governo dele e será [no novo mandato]", declarou Mercadante.
Mercadante concedeu a declaração em entrevista coletiva na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde atua a equipe de transição.
O ministério foi criado em 1999 e foi chefiado por civis nos governos de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff. Em 2018, último ano do governo de Michel Temer, a pasta passou a ser comandada por militares assim como na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), relembra a mídia.
Luiz Inácio Lula da Silva conversa com ministro Ricardo Lewandowski na sede do TSE, em Brasília, 16 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2022
Notícias do Brasil
Após ter nome em alta para chefiar Defesa, Lewandowski diz que cargo deve ser 'ocupado por civil'
No começo de seu mandato em 2019, Fernando Azevedo e Silva, general do Exército, foi nomeado. Azevedo e Silva seguiu no cargo até março de 2021, quando foi substituído por Walter Braga Netto, também general do Exército, que ficou no cargo até o fim de março deste ano e saiu após concorrer na chapa de Bolsonaro nas eleições deste ano como vice.
Braga Netto foi substituído pelo general do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que está no comando da pasta até os dias atuais.
Nesta semana, advogados entraram com pedido de impeachment contra Oliveira por suposto crime de responsabilidade, uma vez que o chefe da Defesa "pôs em dúvida a credibilidade do sistema eleitoral do país", conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала