DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descobrem na Espanha fósseis de enorme tartaruga pré-histórica que pesava quase 2 toneladas (VÍDEO)

© Foto / Pixabay / pixel2013Tartaruga gigante
Tartaruga gigante - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2022
Nos siga no
Cientistas espanhóis descobriram fósseis de uma tartaruga do período Cretáceo que era tão grande quanto um carro leve, de acordo com um recente artigo publicado no portal Scientific Reports.
Na escala do tempo geológico, o Cretáceo é um período compreendido entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás. Trata-se da última era em que dinossauros e grandes répteis e peixes ainda vagavam pelo planeta.

A tartaruga marinha, de 3,6 metros de comprimento, viveu 83 milhões de anos atrás e foi encontrada perto da costa norte da Espanha. Naquela época, a área era um arquipélago subtropical.

O animal pré-histórico foi chamado de Leviathanochelys aenigmatica. O réptil pesava aproximadamente 1.810 quilos e superaria em muito a maior das espécies de tartarugas de hoje – a tartaruga-de-couro, que tem cerca de dois metros e pode pesar até 680 quilos. O fóssil foi encontrado perto de povoado Coll de Nargó depois que um caminhante se deparou com um pedaço saindo do sol nas montanhas do sul dos Pirineus.
Até agora, parte da carapaça e a maior parte de sua cintura pélvica foram descobertas. Seu crânio, cauda e membros superiores permanecem sendo um mistério para os cientistas.
Cientistas na Espanha desenterraram fósseis de uma das maiores tartarugas já conhecidas. Ela tinha cerca de 3,6 metros de comprimento, pesava um pouco menos de duas toneladas e viveu durante o período Cretáceo.
Pesquisadores acreditam que o Leviathanochelys tinha o mar como o seu habitat principal, mas pensam que o animal tal como as tartarugas marinhas de hoje provavelmente ia para o interior do continente para pôr ovos.
Pélvis tem algumas protuberâncias ósseas, algo não visto em outras tartarugas marinhas, o que sugere que é uma espécie nova e não o Archelon, ou qualquer outra tartaruga marinha pré-histórica anteriormente descoberta.

O tamanho da tartaruga provavelmente as tornou um alvo difícil, embora não impossível para os predadores na época. "Atacar um animal do tamanho de Leviathanochelys possivelmente só poderia ter sido feito por grandes predadores no contexto marinho", explicou Oscar Castillo, um estudante da Universidade Autônoma de Barcelona e principal autor do estudo. "Naquela época, os grandes predadores marinhos na zona europeia eram principalmente tubarões e mosassauros."

Fóssil de dinossauro (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2022
Ciência e sociedade
Fóssil de dinossauro herbívoro de 230 milhões de anos é descoberto no Zimbábue (FOTOS)
Mosassauros eram enormes répteis marinhos que pertenciam à mesma classificação de animais que inclui lagartos e cobras.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала