- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Chancelaria russa exige condenação do Ocidente sobre execução de 10 prisioneiros em Lugansk (VÍDEO)

© Sputnik / Sergei BaturinLançador múltiplo de foguetes autopropulsado Grad sendo operado durante a operação especial russa na Ucrânia
Lançador múltiplo de foguetes autopropulsado Grad sendo operado durante a operação especial russa na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2022
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia exigiu que organizações internacionais condenem e investiguem a execução de dez prisioneiros russos pelas tropas ucranianas. A pasta disse ainda que o Ocidente faz vista grossa aos crimes perpetrados por Kiev, o que torna os países europeus e norte-americanos cúmplices.
Militares ucranianos executaram deliberadamente ao menos dez soldados russos capturados, disparando à queima-roupa em suas cabeças.
A informação foi dada nesta sexta-feira (18), pelo Ministério da Defesa russo. A execução em massa ocorreu em Makeevka, na República Popular de Lugansk (RPL), e foi gravada. As imagens são fortes.
"O assassinato intencional e metódico de mais de dez militares russos, imobilizados pelos degenerados das Forças Armadas ucranianas, com tiros na cabeça à queima-roupa, não pode ser apresentado como uma 'exceção trágica' no contexto da alegada observância geral dos direitos dos prisioneiros de guerra pelo regime de Kiev", disse o ministério em um comunicado.
Hoje (18) a chancelaria russa disse que Moscou exige que as organizações internacionais condenem a execução dos prisioneiros de guerra russos pelas forças de Kiev e conduzam uma investigação completa sobre as forças ucranianas.

"Exigimos das organizações internacionais que condenem este crime flagrante, que conduzam uma investigação completa", disse a representante oficial do MRE russo, Maria Zakharova, por meio de nota.

Policiais russos (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2022
Ciência e sociedade
Duas crianças e educadora morrem em tiroteio em jardim de infância na região russa de Ulianovsk
Por sua vez, o Ocidente ignorou evidências de crimes de Kiev contra militares russos, um endosso que torna os gabinetes dos EUA e da Europa cúmplices, acrescentou Zakharova.

"Chamamos repetidamente a atenção da comunidade internacional para a atitude cruel e desumana do lado ucraniano, regularmente, em relação aos militares russos detidos. Os vídeos distribuídos pelos próprios militantes das Forças Armadas da Ucrânia mostravam assassinatos, torturas, abusos, espancamentos etc. cometidos por eles. Todas essas inúmeras evidências de crimes foram ignoradas pelo 'Ocidente coletivo', que apoia ativamente Kiev em tudo. Essa aprovação dos curadores americanos e europeus os torna cúmplices do que os neonazistas ucranianos promovem e estão fazendo", enfatizou.

Todos os envolvidos na execução de prisioneiros russos na Ucrânia serão identificados e ninguém escapará da punição, acrescentou Zakharova.
A comissária para os Direitos Humanos da Rússia, Tatyana Moskalkova, disse que se dirigiu ao secretário-geral do Conselho da Europa, ao diretor do Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos (ODIHR, na sigla em inglês) e ao chefe do comitê do Conselho da Europa com um pedido para condenar a execução de prisioneiros russos por militares ucranianos.
Ela enfatizou que nenhuma palavra poderia expressar a dor e a amargura do que viram.
Moskalkova também chamou as execuções de crime contra a humanidade.
Biblioteca (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2022
Panorama internacional
Estudantes russos estão sendo expulsos de universidades da UE
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала