Veículo espacial secreto dos EUA X-37B retorna à Terra após quase 2,5 anos em órbita

© AP Photo / Força Aérea dos EUAVeículo de prova orbital X-37B
Veículo de prova orbital X-37B - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2022
Nos siga no
Há muito tempo envolto em mistério, o drone espacial autônomo das Forças Armadas dos EUA retornou à Terra neste final de semana, já tendo a façanha sido descrita pela Boeing como um voo recorde.
A companhia Boeing anunciou nesta semana o retorno neste sábado (12) do veículo espacial secreto X-37B dos EUA após um voo de quase dois anos e meio.
Os 908 dias em órbita foram um recorde para a espaçonave, supostamente ultrapassando a sua permanência anterior em cerca de quatro meses.
Um comunicado de imprensa publicado pela fabricante do drone autônomo que é suspeito de estar envolvido na coleta de inteligência indica que sua carga útil desta vez "incluiu um experimento de energia solar projetado pelo Laboratório de Pesquisa Naval, bem como um satélite projetado e construído por cadetes na Academia da Força Aérea dos EUA" – uma referência ao chamado FalconSat-8, um pequeno satélite supostamente projetado a testar um sistema de propulsão eletromagnética.
Outro experimento supostamente realizado por equipamentos a bordo do X-37B inclui tecnologia destinada a fornecer energia solar ao solo a partir do espaço via energia de micro-ondas trabalhando por radiofrequência.
"É uma missão secreta, e o que é classificado sobre ela são os detalhes do próprio veículo, a missão que fará em órbita e onde fará isso", explicou Tony Bruno, CEI da United Launch Alliance, o serviço de lançamento de naves espaciais de propriedade conjunta da Lockheed Martin e da Boeing, relata o portal Defense News.
Veículo de prova orbital X-37B - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2021
EUA estão testando tecnologias de ataque secreto a partir do espaço, diz diretor de empresa russa
Anteriormente, Yan Novikov, diretor-geral da empresa russa Almaz-Antey, que fabrica equipamentos de defesa antiaérea e de radar, disse que considera que os Estados Unidos estão elaborando tecnologias de veículos orbitais reutilizáveis de combate, capazes de realizar ataques secretos a partir do espaço. Ele observou que se trata particularmente de aeronaves espaciais não tripuladas X-37.
Segundo Novikov, o primeiro aparelho deste tipo foi lançado em 2010, e até o momento já foram lançados vários. Oficialmente, estas aeronaves têm como objetivo a pesquisa científica. "Mas entendemos que elas podem ser usadas como portadores de ogivas nucleares", ressaltou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала