- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Polícia canadense acusa pesquisador de baterias para veículos elétricos de 'espionagem' para China

CC0 / randymenear / Bandeira do Canadá (imagem de referência)
Bandeira do Canadá (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2022
Nos siga no
A prisão do pesquisador ocorre após alegações de que a China está se intrometendo nos assuntos internos do Canadá. Ottawa alega que Pequim está interferindo até mesmo em suas eleições federais.
A Real Polícia Montada do Canadá (RCMP, na sigla em inglês) prendeu o funcionário da Hydro-Québec, Yuesheng Wang, após vários meses de investigação.
A RCMP acredita que Yuesheng Wang estava enviando segredos comerciais para a China. Wang foi acusado de uso não autorizado de equipamento, fraude por obtenção de segredos comerciais e quebra de confiança por parte de um funcionário público.
A Hydro-Québec é a quarta maior produtora de energia hidrelétrica do mundo. A empresa pública supervisiona a distribuição de energia em Quebec. Wang trabalhou em uma unidade de pesquisa da empresa e se especializou em materiais para baterias. Representantes da empresa ressaltaram que o pesquisador não teve acesso a informações relacionadas com a missão central da Hydro-Québec.
A RCMP iniciou uma investigação em agosto deste ano, depois que o setor de segurança da Hydro-Québec apresentou uma queixa contra Wang.
"Nossos mecanismos de detecção e intervenção permitiram que nossos investigadores levassem esse assunto à atenção da RCMP, com quem trabalhamos de perto desde então", disse o diretor sênior da Hydro-Québec, Dominic Roy, responsável pela segurança corporativa.
Bandeiras do Canadá e da China são colocadas para o primeiro diálogo de estratégia econômica e financeira China-Canadá em Pequim, China, 12 de novembro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 03.11.2022
Panorama internacional
'Minerais críticos': Canadá proíbe 3 empresas chinesas de investir no país e Pequim reage
Esta prisão ocorre enquanto os políticos canadenses continuam a alimentar uma narrativa de "interferência chinesa" na vida política do país. Por exemplo, a China está sendo acusada de supostamente interferir nas eleições canadenses em 2019, financiando 11 candidatos às eleições federais. Além disso, surgiram alegações de que as autoridades chinesas estabeleceram uma rede de "delegacias de polícia secretas" no Canadá para monitorar a diáspora chinesa.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou que a China estava jogando "jogos agressivos" com as instituições democráticas do país.
"Infelizmente, estamos vendo países, atores estatais de todo o mundo, quer seja a China quer sejam outros, darem continuidade a jogos agressivos com nossas instituições, com nossas democracias", disse Trudeau.
A declaração do primeiro-ministro canadense vem logo após a alegação do presidente dos EUA, Joe Biden, de que a China planeja interferir nas eleições de meio de mandato dos EUA. No entanto, em seu discurso após o dia da eleição, Biden observou que Washington não viu interferência no processo eleitoral.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала