- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Deputado do PL pede investigação à PRG sobre viagem de Lula para COP27 em avião particular

© AFP 2023 / Sergio LimaO presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discursa durante reunião com políticos das equipes de transição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília, em 10 de novembro de 2022
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discursa durante reunião com políticos das equipes de transição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília, em 10 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2022
Nos siga no
Aliados teriam avisado ao petista que viajar em um jato do empresário José Seripiri Júnior "traria um custo político" a Lula uma vez que Júnior já fez delação premiada durante uma investigação do Ministério Público.
Nesta terça-feira (15), o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) protocolou um ofício na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo uma investigação sobre as "circunstâncias" da viagem do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um avião particular para o Egito, onde ocorre a COP27.
"Sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência a instauração de investigação criminal com o objetivo de apurar o motivo e em que circunstâncias houve o empréstimo de aeronave particular do Sr. José Seripiri Júnior ao Sr. Luís Inácio Lula da Silva, para realizar viagem ao Egito", escreveu o parlamentar segundo o portal UOL.
No documento Sanderson ainda firma que o valor do aluguel de uma aeronave desse porte "gira em torno de US$ 10 mil a hora [R$ 53 mil]".
"Trata-se de um fretamento milionário cujas circunstâncias merecem urgente apuração", diz o ofício.
Em 2020, o empresário José Seripiri Júnior firmou um acordo de delação com o Ministério Público em que confessou o crime eleitoral de caixa dois em um caso envolvendo o senador tucano José Serra (SP).
Lula durante entrevista com youtubers e mídias independentes, em abril - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2022
Notícias do Brasil
Egito convida Lula para ir à COP27; Marina Silva é cotada para integrar comitiva
Júnior e Lula são amigos há cerca de dez anos. Durante a campanha deste ano, o empresário promoveu jantares reservados em sua casa para tratar de programas de governo.
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), respondeu ontem (14) sobre a viagem do petista no avião particular. Questionado sobre o "empréstimo" da aeronave, Alckmin afirmou que o proprietário do avião também viajou com Lula.

"A informação que eu tenho é que [o avião] não é emprestado. O proprietário está indo junto", disse. "Não tem empréstimo. E estão indo mais pessoas: ex-governador, lideranças políticas e ambientais", afirmou o vice citado pela mídia.

De acordo com a Folha de São Paulo, Lula foi alertado por aliados sobre custo político de carona no jato de empresário. Aliados afirmaram que o presidente eleito sabia que a ação traria polêmica na oposição. Mas, por uma alegada necessidade, dizem, optou pela viagem a bordo do avião do empresário.
Uma alternativa seria pedir que o governo Bolsonaro cedesse uma aeronave, o que foi rechaçado até por questões de segurança. Ainda segundo aliados, outras hipóteses foram postas à mesa durante reuniões preparatórias da viagem, relata a mídia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала