- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chancelaria da Rússia: OTAN é uma organização que não consegue viver sem um inimigo

© AP Photo / Georgy AbdaladzeSoldados georgianos na abertura do centro de treinamento militar OTAN-Geórgia
Soldados georgianos na abertura do centro de treinamento militar OTAN-Geórgia - Sputnik Brasil, 1920, 14.11.2022
Nos siga no
A OTAN é uma organização que não consegue viver sem um inimigo. Atualmente, o bloco está em busca de novos alvos e está avançando para novas regiões, já estando agora na Ásia, mais especificamente nas fronteiras da China, disse à Sputnik o vice-chanceler russo, Aleksandr Grushko.
"A OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] é uma organização que não consegue viver sem um inimigo. Sem inimigo ela morrerá. O mais importante é criar a imagem de um inimigo, movendo-se para as fronteiras deste potencial inimigo", observou o diplomata.
"Agora eles declararam a Ásia uma zona de interesse da Aliança, e a zona de sua defesa já foi empurrada para as fronteiras da China", disse o vice-chanceler russo.
Em relação à crise na Ucrânia, Grushko declarou que apenas um louco pode agora pensar na adesão da Ucrânia à OTAN.
"Isso é se procedermos do comportamento racional do Ocidente, mas ele [o comportamento] é irracional", disse o diplomata à agência.
Mesmo antes da cúpula da OTAN de Bucareste de 2008, na qual foi decidido que a Ucrânia e a Geórgia poderiam se tornar membros do bloco, a Rússia alertou para o perigo desse passo, salientou o diplomata.
Soldados da Ucrânia durante exercícios militares conjuntos da Ucrânia e países da OTAN Rapid Trident 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2022
Panorama internacional
Especialistas ocidentais passaram anos alertando que adesão da Ucrânia à OTAN seria uma má ideia
Segundo ele, a OTAN está se esquecendo do princípio de que ninguém pode garantir a sua segurança à custa da segurança dos outros.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала