- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: ao menos 38 pessoas feridas após explosão no centro de Istambul, há 4 mortes (VÍDEOS)

© AP Photo / Francisco SecoVeículos policiais e ambulâncias estão estacionados no local de uma explosão na popular Avenida Istiklal, em Istambul, Turquia, domingo, 13 de novembro de 2022
Veículos policiais e ambulâncias estão estacionados no local de uma explosão na popular Avenida Istiklal, em Istambul, Turquia, domingo, 13 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2022
Nos siga no
Um mínimo de uma dezena de pessoas foi ferida em uma explosão no centro de Istambul, Turquia, informou a mídia turca.
Mais de 40 pessoas foram vítimas de uma explosão no centro de Istambul, na turística avenida Istiklal, e há vítimas mortais, segundo relatos.
"De acordo com dados preliminares, o número de feridos é superior a dez", detalhou neste domingo (13) o canal turco A Haber, sobre a explosão na avenida Istiklal, que desemboca na praça Taskim.
"Hoje, por volta das 16h20 [horário local, 10h20 no horário de Brasília], houve uma explosão na área de Beyoglu, na avenida Istiklal. Equipes de polícia, saúde, bombeiros e do AFAD [serviços de emergência] foram enviadas para o local, há mortos e feridos. As informações sobre o desenvolvimento dos eventos serão levadas ao conhecimento do público", relatou Ali Yerlikaya, governador de Istambul, aos jornalistas.
A polícia bloqueou as entradas e saídas da avenida, os moradores estão sendo evacuados, disse uma testemunha à Sputnik.
"Após a explosão, a polícia bloqueou as entradas e saídas da avenida Istiklal. A polícia está gradualmente evacuando os moradores das ruas próximas. Os feridos estão sendo levados para um posto de primeiros socorros", contou ela.
Em resposta à pergunta se se tratou ou não de um ataque terrorista, uma fonte disse à Sputnik que os agentes policiais estão considerando essa versão.

Ataques anteriores na Turquia

Em 10 de dezembro de 2016 uma explosão perto do Estádio Vodafone, em Besiktas, provocou 44 mortos, mais de 150 feridos, sua autoria foi reivindicada pelo grupo nacionalista curdo Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK, na sigla em curdo), considerado terrorista na Turquia.
Em 28 de junho de 2016, um ataque terrorista do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) no terminal de voos internacionais do Aeroporto Ataturk, Istambul, matou 36 pessoas e feriu 147.
Em 7 de junho de 2016, o TAK também assumiu a responsabilidade por um ataque de carro-bomba em Fatih Vezneciler, Istambul, que levou a vida de 12 pessoas e feriu outras 36.
Em 19 de março de 2016, combatentes do Daesh mataram cinco pessoas e feriram 36 na avenida Istiklal, e dois meses antes, em 12 de janeiro, o Daesh realizou um ataque suicida na praça Sultanahmet, Istambul, matando 13 pessoas e ferindo 14.
Em 10 de agosto de 2015, um carro-bomba explodiu perto de uma delegacia no distrito de Fatih Sultanahmet, também em Istambul, resultando na morte de um policial e ferimentos em dez pessoas.
Em 6 de janeiro de 2015, um bombista suicida do Daesh atacou a Autoridade de Turismo no distrito de Fatih, o que causou a morte de uma pessoa e o ferimento de outra.
Em 11 de setembro de 2012, um ataque terrorista visou uma esquadra policial no distrito de Sultangazi, Istambul, tirando a vida de um agente da lei e ferindo sete outros. A responsabilidade pelo ataque foi assumida pelo Partido da Frente Libertação Popular Revolucionária (DHKP-C, na sigla em turco), considerado terrorista na Turquia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала