- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moscou chama revogação dos EUA do status de economia de mercado russo de 'tendenciosa e política'

© Aleksandr NemnovUma bandeira russa acena ao lado de uma das torres do Kremlin no centro de Moscou em 26 de fevereiro de 2022
Uma bandeira russa acena ao lado de uma das torres do Kremlin no centro de Moscou em 26 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2022
Nos siga no
Segundo representante do governo, a medida não foi muito racional, uma vez que as exportações russas para os EUA já estão quase totalmente suspensas por conta das sanções.
Na quinta-feira (10), o Departamento de Comércio dos EUA comunicou que o país deixará de classificar a Rússia como economia de mercado, conforme noticiado. Para Moscou, a decisão norte-americana é tendenciosa e politizada, de acordo com um representante do Ministério para Desenvolvimento Econômico russo.
"É uma decisão tendenciosa e puramente política", disse ele.
O representante lembrou que em outubro de 2021, o Departamento de Comércio dos EUA confirmou o status da Rússia como economia de mercado.
"As circunstâncias que foram consideradas suficientes para rever sua própria decisão surgiram após o início da operação militar especial na Ucrânia e são uma consequência direta das ações de vários países, incluindo os próprios EUA", afirmou.
Além disso, essa decisão não é muito racional porque as exportações russas para o mercado norte-americano já estão quase totalmente suspensas por sanções, acrescentou.
O Departamento de Comércio dos EUA concedeu à Rússia o status de economia de mercado em 2002, permitindo que os exportadores expandissem suas possibilidades de defender seus interesses e reduzir as tarifas antidumping.
O prédio principal do Ministério das Relações Exteriores da Rússia é fotografado depois que as luzes foram apagadas durante a campanha ambiental da Hora do Planeta em Moscou, Rússia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2022
Panorama internacional
Rússia proíbe a entrada de 200 cidadãos dos EUA incluindo os três irmãos do presidente Joe Biden
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse hoje (11) que a medida é uma continuação das ações estadunidenses para a Rússia em todas as esferas possíveis.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала