- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Compra de obuseiros sul-coreanos pela Noruega representa marco nas capacidades militares do país

© Foto / Hanwha Defense / K-9 Self-propelled HowitzerObuseiro autopropulsado K9 Howitzer da sul-coreana Hanwha Aerospace
Obuseiro autopropulsado K9 Howitzer da sul-coreana Hanwha Aerospace - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2022
Nos siga no
As Forças Armadas norueguesas aumentaram sua prontidão em novembro, algo que o primeiro-ministro Jonas Gahr Store chamou de "política de segurança mais séria em décadas". Além de comprar obuseiros, os planos militares da Noruega incluem novos tanques de batalha.
A Agência Norueguesa de Materiais de Defesa encomendou obuseiros autopropulsados K9 e veículos blindados adicionais da sul-coreana Hanwha Aerospace.
A aquisição é uma opção prevista como parte do contrato de US$ 180 milhões (cerca de R$ 933,5 milhões) assinado em 2017.
O novo acordo vai fazer com que o fabricante sul-coreano produza e entregue quatro K9 Thunders de 155 mm e oito veículos de fornecimento de munição K10 para os militares noruegueses nos próximos dois anos.
Uma vez entregue, a Noruega teria 28 sistemas K9 e 14 veículos de fornecimento de munição K10.
A aquisição de novos sistemas de armas autopropulsadas faz parte do plano da Noruega para reforçar suas capacidades terrestres em meio ao que Oslo chamou de ameaças crescentes, em referência à tensão geopolítica na Europa. Por essa razão, o país também vai adquirir veículos de combate de infantaria adicionais para apoiar o próximo quarto batalhão mecanizado do Exército.
De acordo com as autoridades norueguesas, o país também está pronto para adquirir um novo tanque de batalha principal, com a alemã Krauss-Maffei Wegmann (Leopard 2A7) ou a sul-coreana Hyundai Rotem (K2 Black Panther) sendo os dois principais candidatos.
O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store (E) fala com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, durante a cerimônia de assinatura da carta de compromisso do Fundo de Inovação da Aliança Atlântica na cúpula da OTAN no centro de congressos Ifema, em Madri, 30 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2022
Panorama internacional
Noruega vai aumentar prontidão militar em meio ao conflito na Ucrânia, diz chefe das Forças Armadas
O vice-presidente da Hanwa Aerospace, Kwak Jong-woo, chamou o contrato de entrega de sistemas K9 e K10 adicionais como um "marco importante" para a cooperação de defesa aprimorada com a Noruega. Ele também chamou Oslo de "pilar" na expansão da comunidade de usuários do K9 em todo o mundo.
O K9 Thunder está entre os obuseiros autopropulsados mais populares do mundo.
Conhecido como Vidar entre os militares noruegueses, tem um alcance de até 40 km e está equipado com a chamada capacidade "shoot and scoot", que permite disparar vários tiros e mudar sua posição imediatamente para evitar o fogo inimigo.
A última modificação do obuseiro K9 é um sistema de manuseio de munição totalmente automático, permitindo que a arma dispare nove tiros por minuto.
Desde 2001, Índia, Polônia, Finlândia, Turquia, Austrália, Egito, Estônia e Noruega já encomendaram o sistema, reforçando a posição da Coreia do Sul como exportador de armas.
A decisão das Forças Armadas da Noruega em aumentar sua prontidão militar foi duramente criticada por Moscou, que prometeu responder a quaisquer ações hostis de Oslo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала