- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Militares e oficiais de segurança vão participar de negociações de paz na Colômbia, diz mídia

© Foto / Twitter/@mindefensaSoldado do Exército Nacional Colombiano
Soldado do Exército Nacional Colombiano - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2022
Nos siga no
As negociações de paz entre o governo colombiano e o Exército de Libertação Nacional (ELN), último grupo guerrilheiro ativo no país, vão contar com a participação de militares ativos e aposentados durante o processo de negociação.
Militares e policiais aposentados vão colaborar nas mesas de diálogo com o ELN, enquanto os oficiais que estiverem servindo ativamente vão participar das mesas técnicas para prestar assessoria, conforme confirmou o alto comissário para a paz, Danilo Rueda.

"Existem diferentes tipos de militares e policiais, aposentados e ativos. Nas tabelas principais estarão aposentados, militares e policiais, e haverá assessoria de militares da ativa nas tabelas técnicas que estão muito mais à frente", disse Rueda ao jornal local.

De acordo com o alto comissário, o início das instâncias de diálogo, que devem ser instaladas durante o mês de novembro, vai ser anunciado em breve.
Conforme confirmado pela Blu Radio, os militares que participarem das mesas técnicas vão dar contribuições em questões de segurança nacional, uso de armas e operações.
A participação de membros das forças de segurança nos processos de paz não é nova. No Acordo de Paz anterior, firmado em 2016 entre o Governo de Juan Manuel Santos (2010-2018) e a extinta guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), os militares integraram as mesas de diálogo.
Um soldado monta guarda em um Espaço Territorial de Treinamento e Reincorporação (ETCR) em Dabeiba, departamento de Antioquia, Colômbia, em 23 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2022
Panorama internacional
Governo da Colômbia anuncia que 10 grupos armados concordam com cessar-fogo unilateral
Desde outubro, o ministro da Defesa, Iván Velásquez, já havia anunciado que era "a favor da participação dos militares nessas mesas".
Os representantes das Forças Armadas vão ser indicados pelo Ministério da Defesa de acordo com seu perfil e formação, embora o presidente Gustavo Petro faça a seleção final dos candidatos.
No caso de um acordo para cessar as operações, as partes vão aplicar o modelo adotado pelo ex-presidente Juan Manuel Santos, que requer o apoio da Igreja Católica e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала