- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ataque de drones atinge caminhões-tanque iranianos na Síria; Irã culpa EUA e Líbano acusa Israel

© AP Photo / Amir ZadaPessoas observam caminhões-tanque em chamas carregando suprimentos de combustível (foto de arquivo)
Pessoas observam caminhões-tanque em chamas carregando suprimentos de combustível (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2022
Nos siga no
O ataque do veículo aéreo não tripulado (e também sem nacionalidade identificada) teve como alvo um comboio que incluía mais de 20 caminhões-tanque.
Pelo menos dois caminhões-tanque foram destruídos em um ataque aéreo de drone não identificado no lado sírio da fronteira com o Iraque na terça-feira (8), disseram autoridades de segurança e fronteira iraquianas à Reuters.
O comboio havia entrado na fronteira de al-Qaim para a Síria, entretanto, "nenhuma vítima iraquiana foi relatada", disse um policial de fronteira iraquiano, acrescentando que os veículos cruzaram as fronteiras para o território sírio após obterem "todas as aprovações legais necessárias do Iraque".
O canal estatal de TV Press do Irã confirmou o ataque e disse que "um comboio de 22 caminhões-tanque que transportavam combustível para o Líbano, cruzando do Iraque para a Síria, foi atacado por drones norte-americanos", relata a Reuters.
No entanto, os militares dos EUA disseram hoje (9) que não estavam por trás do ataque e nem tinham qualquer envolvimentocom o mesmo, segundo a mídia.
Ao mesmo tempo, um relatório do The Wall Street Journal publicado hoje (9), disse que Israel estava por trás dos ataques e que os caminhões carregavam armas e não combustíveis. A mídia também relatou que o ocorrido deixou dez pessoas mortas, incluindo um número desconhecido de iranianos.
Israel supostamente realizou centenas de ataques a alvos dentro de partes controladas pelo governo da Síria nos últimos anos, mas raramente reconhece ou discute tais operações. Reconheceu, no entanto, que tem como alvo carregamentos de armas e postos de grupos militantes aliados do Irã como o Hezbollah do Líbano, escreve sobre o assunto o The Times of Israel.
Já o jornal libanês Al Mayadeen também responsabilizou Tel Aviv pelo ataque em artigo escrito nesta quarta-feira (9). Entretanto, a "versão" libanesa está mais próxima da iraquiana, afirmando que dois caminhões-tanque foram alvos de ataques e que não houve mortes.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала