DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Arqueólogos descobrem 24 estátuas de bronze antigas em banhos termais na Itália (FOTOS, VÍDEO)

© Foto / Ministério da Cultura da ItáliaItália descobre 24 estátuas de bronze antigas em banhos termais
Itália descobre 24 estátuas de bronze antigas em banhos termais - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2022
Nos siga no
Mídia italiana afirma que descoberta de San Casciano é considerada como a "mais importante desde os Bronzes de Riace".
De acordo com a agência de notícias italiana ANSA, arqueólogos na Itália desenterraram 24 estátuas de bronze antigas no local do banho termal de San Casciano dei Bagni, na Toscana, em uma descoberta descrita como "excepcional" pelo ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano.
As estátuas, em perfeitas condições, emergiram intactas da lama e da água no fundo de uma grande piscina romana na cidade no topo da colina, cerca de 160 quilômetros ao norte de Roma, relata a agência de notícias.
De acordo com os pesquisadores, as estátuas, que incluem representações de divindades como Apolo e Higieia, também retratam imperadores, matronas e efebos — adolescentes do sexo masculino — foram datadas entre o século II a.C. e o século I d.C.
Cinco delas têm quase um metro de altura e foram descobertas ao lado de milhares de moedas, com oferendas votivas (com fins religiosos) e inscrições em etrusco e latim.
O arqueólogo Jacopo Tabolli, da Universidade para Estrangeiros de Siena, liderou o projeto nos últimos três anos, com o apoio do Ministério da Cultura da Itália e das autoridades locais e a colaboração de mais de 60 especialistas de todo o mundo e declarou que o achado é "uma descoberta que irá reescrever a história".
© Foto / Ministério da Cultura da ItáliaEstátuas emergem da lama em San Casciano dei Bagni, na região da Toscana
Estátuas emergem da lama em San Casciano dei Bagni, na região da Toscana - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2022
Estátuas emergem da lama em San Casciano dei Bagni, na região da Toscana
Nos tempos cristãos, o antigo complexo de banhos, que existiu por volta do século III a.C., foi fechado e seus tesouros foram imersos nas águas termais quentes das piscinas que foram seladas com pedra.
Tabolli destacou à ANSA, que a descoberta é um tesouro, "o maior depósito de estátuas da Itália antiga e, em qualquer caso, o único cujo contexto podemos reconstruir completamente".
Espada antiga (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2022
Ciência e sociedade
Arqueólogos desenterram em túmulo na Suécia 2 espadas 'intactas' da Era Viking (FOTOS)
O ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano, aplaudiu a "excepcional descoberta que confirma mais uma vez que a Itália é um país cheio de tesouros enormes e únicos".
O diretor-geral dos museus estatais da Itália, Massimo Osanna, disse que a descoberta representa "a descoberta mais importante desde os Bronzes de Riace e certamente uma das descobertas mais significativas de bronzes já feitas na história do antigo Mediterrâneo".
O diretor-geral já aprovou a compra de um edifício do século XVI para abrigar as estátuas recém-descobertas em San Casciano, com planos para criar um parque arqueológico na área no futuro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала