- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente sérvio afirma que Belgrado pode nacionalizar indústria petrolífera da Sérvia

© AFP 2023 / LUDOVIC MARINO presidente sérvio Aleksandar Vucic chega ao castelo de Praga, onde a Cúpula Europeia vai acontecer, em Praga, República Tcheca, 6 de outubro de 2022
O presidente sérvio Aleksandar Vucic chega ao castelo de Praga, onde a Cúpula Europeia vai acontecer, em Praga, República Tcheca, 6 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.11.2022
Nos siga no
A Sérvia está considerando a aquisição de uma participação majoritária na empresa sérvia de petróleo e gás Naftna Industrija Srbije (NIS), controlada por empresas russas, disse o presidente Aleksandar Vucic neste domingo (6).
A NIS, com 56,15% das ações de propriedade do grupo russo Gazprom, foi atingida por sanções quando a União Europeia (UE) decidiu proibir o fornecimento de petróleo russo através do oleoduto do mar Adriático, a partir de dezembro. O embaixador russo na Sérvia, Alexander Botsan-Kharchenko, disse em entrevista à Sputnik que a indústria petrolífera sérvia vai continuar trabalhando com empresas russas e que a questão da redistribuição de ações foi "retirada da agenda".
No entanto, Vucic afirmou ao Financial Times (FT) que a Sérvia consideraria "todas as possibilidades", incluindo assumir o controle da NIS, o que na prática significaria nacionalizar a empresa.
"Se houver outras sanções contra empresas de propriedade russa, será um grande problema para nós. Teremos que agir de qualquer maneira [...] temos que garantir petróleo e gás suficiente para nosso povo. Se ninguém quiser trabalhar com a NIS [...] então vamos agir", disse Vucic ao jornal, acrescentando que até agora, tais ações não eram necessárias.
De acordo com três fontes do FT, várias entidades, incluindo o governo sérvio e a empresa de energia húngara MOL, consideraram adquirir uma participação de controle da Gazpromneft, mas as negociações sobre a venda estagnaram.
Além disso, a Sérvia pretende adquirir uma participação de 10 a 15% na usina nuclear húngara de Paks, acrescentou a matéria.
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, fala durante uma entrevista coletiva após conversas com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em Belgrado, Sérvia, quarta-feira, 1º de setembro. 7 de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2022
Panorama internacional
Alemanha pressiona Sérvia a 'escolher' entre União Europeia e Rússia, diz Reuters
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала