- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Começa hoje no Egito a COP27: entenda o que é preciso saber sobre a agenda do evento

© Foto / COP27As atividades da COP27 contam também com a participação de jovens
As atividades da COP27 contam também com a participação de jovens - Sputnik Brasil, 1920, 06.11.2022
Nos siga no
Neste domingo (6), teve início a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em sua edição de 2022 (COP27), na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, localizada a cerca de 500 quilômetros a sudeste da capital, Cairo.
A presidência da cúpula sustenta que a reunião deve servir para harmonizar os esforços globais em questões ambientais, por meio de negociação, planejamento e implementação.

"A crise climática agravará as ameaças sociais, econômicas e ambientais. Assim, são necessárias ações urgentes para enfrentar a crise climática e fortalecer a implementação de respostas com a aspiração de criar um planeta resiliente", aponta a liderança da cúpula em seu site oficial.

O programa da cúpula inclui mesas temáticas diárias, em que vão ser abordados os problemas de financiamento que permitem a articulação do Acordo de Paris, ciência, juventude e gerações futuras, abandono das emissões de carbono, adaptação e agricultura, gênero, água, sociedade civil, energia, biodiversidade e soluções.
Com a participação de líderes mundiais nos dois primeiros dias, a COP27 será concluída em 17 de novembro.
Queimada em área desmatada no seringal Albracia, dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, no Acre - Sputnik Brasil, 1920, 06.11.2022
Panorama internacional
Maduro quer criar a cúpula sul-americana em defesa da Amazônia
Entre as iniciativas que a cúpula busca promover estão discussões em torno das cidades como linha de frente dos efeitos das mudanças climáticas, projetos voltados à nutrição, a compreensão da água como fator-chave no processo, a melhoria dos sistemas agrícolas e da alimentação e gestão de resíduos até 2050.
A COP27 também vai revisar as iniciativas de transição energética para a África; análise da vulnerabilidade do continente aos efeitos das mudanças climáticas; a relação entre conflitos sociais, desastres naturais e degradação ambiental; o impacto desses problemas ambientais sobre as mulheres; planos de investimento para tornar a África mais verde; a proteção da biodiversidade; a redução dos custos de sustentabilidade; coalizões econômicas para financiamento e mobilidade de baixo carbono.
Além da agenda oficial, uma análise da Associated Press (AP) estimou que a localização da cúpula em um destino de descanso egípcio é mais do que apenas um refúgio pitoresco, pois obedece a uma posição estratégica contra o ativismo ambiental.
Em um momento em que grupos de resistência civil como Just Stop Oil (Pare Com o Petróleo) — grupo que tem o objetivo de garantir que o governo britânico se comprometa a interromper o licenciamento e a produção de novos combustíveis fósseis — e Last Generation (Última Geração) atraem a atenção da mídia por seus ataques performativos a pinturas de Vincent Van Gogh e outros artistas, a agência de notícias avaliou que a COP27 está ocorrendo em uma área altamente controlada, naturalmente isolada pelo mar Vermelho.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fala sobre suas propostas de governo na live Brasil do Futuro, em 25 de outubro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 03.11.2022
Panorama internacional
Com Lula, Brasil chega à COP27 podendo exigir ações compensatórias, avalia especialista
Com isso, possíveis protestos de grupos ambientalistas podem ser dissuadidos, estima a agência.
Enquanto isso, a COP27 promete avançar em aspectos específicos de mitigação, adaptação, financiamento, perdas e danos relacionados à ameaça climática.

"Estamos cientes dos desafios e oportunidades ligados à ação climática, bem como dos potenciais e necessidades de todos, incluindo aqueles em situações vulneráveis ​​e comunidades vulneráveis. E estamos prontos para nos envolver com todas as partes para acelerar a ação climática", descreve o site oficial do evento.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала