- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Papa Francisco pede 'sérias negociações de paz' para pôr fim no conflito na Ucrânia

© AP Photo / Alessandra TarantinoAssistente levanta solidéu da cabeça do Papa Francisco durante a vigília de Natal, no Vaticano
Assistente levanta solidéu da cabeça do Papa Francisco durante a vigília de Natal, no Vaticano
 - Sputnik Brasil, 1920, 05.11.2022
Nos siga no
O papa Francisco pediu o fim do conflito na Ucrânia por meio de "sérias negociações de paz" em um discurso para marcar o encerramento do "Fórum Bahrein para o Diálogo: Oriente e Ocidente para a Coexistência Humana", na noite de sexta-feira (4).

"O homem religioso, o homem de paz, também se opõe à corrida armamentista. [...] Ele segue apenas um caminho, o da fraternidade, do diálogo e da paz", afirmou o sumo pontífice. "Queremos que as disputas entre Oriente e Ocidente sejam resolvidas para o bem de todos."

CEO da Tesla e da Space X, Elon Musk chega ao tapete vermelho da premiação Axel Springer, em Berlim, em 1º de dezembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2022
Panorama internacional
Elon Musk e papa Francisco: Ucrânia tenta silenciar quem não compactua com demonização da Rússia
Além disso, o papa sublinhou que este conflito não deve desviar a atenção para o crescente fosso entre o Norte e o Sul do mundo, nem para problemas como a desigualdade, a fome ou as alterações climáticas.
Ele criticou o "cenário dramaticamente infantil" que estamos testemunhando, quando "joga-se fogo, mísseis e bombas [...] para encher a casa comum de cinzas e ódio". Além disso, apelou à unidade e afirmou que, num mundo globalizado, "se navegamos sozinhos, estamos à deriva".
Papa Francisco apontou que os conflitos pelos quais nos encontramos “à beira de um frágil equilíbrio”.
Descreveu, também, como paradoxal que em tempos em que a humanidade está unida diante dos mesmos desafios, "alguns poderosos" impõem sua próprias visões imperialistas e nacionalistas.
Os poderosos, em sua opinião, não dão a devida atenção aos problemas dos pobres, dos nascituros, dos idosos, dos doentes e dos migrantes.
Drone carregando grande bandeira ucraniana em Kiev, Ucrânia, em 24 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2022
Operação militar especial russa
Kiev ridiculariza Elon Musk e Papa Francisco por ideias para acordo de paz com Rússia

Santa Sé quer mediar negociações de paz

A Santa Sé está pronta para fazer todo o possível para alcançar a paz na Ucrânia, disse uma fonte no Vaticano no final do mês passado.

"A Santa Sé está pronta para fazer todo o possível para alcançar a paz. Se ambos os lados pedissem por mediação, a Santa Sé, é claro, não recuaria", disse a fonte, respondendo sobre a reação do Vaticano às últimas propostas do presidente francês, Emmanuel Macron.

Presidente russo Vladimir Putin e o Papa Francisco (à esquerda) durante uma reunião no Vaticano, 4 de julho de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2022
Panorama internacional
Foreign Affairs: Papa Francisco apoia opinião russa sobre culpa da OTAN pelo conflito ucraniano
A revista francesa Le Point informou que, durante uma visita ao Vaticano no mês passado, Macron pediu ao Papa Francisco que ligasse para os líderes russo e norte-americano, Vladimir Putin e Joe Biden, para resolver a crise na Ucrânia. Macron também falou da necessidade de os Estados Unidos se sentarem à mesa de negociações para avançar no processo de paz. A esse respeito, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, destacou que "a Rússia está aberta a todos os contatos, mas devemos partir do fato de que a Ucrânia codificou a não continuação das negociações".
"Peskov anunciou a disposição de Moscou de conduzir um diálogo com o papa, e isso é bom. Quanto à posição de Kiev, como você sabe, a regra na política é 'nunca diga nunca'", observou a fonte.
Ainda de acordo com a fonte, foi destacada a importância do que vai ser uma reação a essas propostas de Washington e Londres.
A fonte lembrou que o Papa Francisco confirmou repetidamente sua disposição de contribuir para a resolução pacífica da crise ucraniana e deu as devidas instruções ao secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin.
Papa Francisco se prepara para partir depois de presidir a Via Sacra na Sexta-feira Santa, no monumento do Coliseu em Roma, Itália, 15 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2022
Panorama internacional
Papa Francisco está descontente com pressão de Zelensky devido à Rússia, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала