- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE da Suécia anuncia que país se distanciará de grupos curdos na tentativa de se juntar à OTAN

© AP Photo / Thierry CharlierO Ministro de Migração e Política de Asilo da Suécia, Tobias Billstrom, dá uma entrevista coletiva durante o Conselho de Ministros de Justiça e Assuntos Internos da União Européia, realizado no prédio do Conselho da UE em Bruxelas (foto de arquivo)
O Ministro de Migração e Política de Asilo da Suécia, Tobias Billstrom, dá uma entrevista coletiva durante o Conselho de Ministros de Justiça e Assuntos Internos da União Européia, realizado no prédio do Conselho da UE em Bruxelas (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 05.11.2022
Nos siga no
Uma das condições do lado turco para que Estocolmo entre para Aliança Atlântica é o distanciamento do governo sueco de grupos que Ancara classifica como terroristas.
Neste sábado (5), o Ministério das Relações Exteriores sueco disse que o novo governo do país vai se distanciar das Unidades de Proteção Popular (YPG, na sigla em curdo) enquanto tenta obter a aprovação da Turquia para se juntar à OTAN.

"Há uma conexão muito próxima entre essas organizações [YPG] e o PKK [...] para que seja bom para o relacionamento entre nós e a Turquia. [...] O objetivo principal é a adesão da Suécia à OTAN", afirmou o chanceler sueco Tobias Billstrom segundo a Reuters.

A YPG e seu ramo político PYD são considerados pela Turquia extensões do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo), que lançou uma insurgência contra a Turquia em 1980 e é considerado um grupo terrorista por Ancara, Washington e União Europeia.
A Suécia, juntamente com os Estados Unidos e vários outros países da OTAN, apoiou o YPG na luta contra o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em diversos países). No entanto, a Turquia prometeu bloquear o pedido de adesão sueca Suécia à Aliança Atlântica se não parar de apoiar os grupos.
O secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg (D) cumprimenta o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) durante o período de pandemia de COVID-19 na sede da aliança em Bruxelas, 14 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2022
Panorama internacional
Bloomberg: Turquia atrasa proposta de adesão da Suécia à OTAN antes da visita de Stoltenberg
A medida ocorre poucos dias antes de o primeiro-ministro, Ulf Kristersson, viajar para Ancara para tentar convencer o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, a deixar Estocolmo se juntar à aliança militar. A Suécia e a Finlândia solicitaram a adesão à OTAN no início deste ano como consequência direta da operação russa na Ucrânia.
Moscou já alertou que reação russa à entrada desses países na organização militar "será simétrica" e que a Rússia vai revisar suas relações com Helsinque e Estocolmo, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала