- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Erdogan afirma ter acordado com Putin o fornecimento gratuito de grãos a países necessitados

© AP Photo / Vyacheslav ProkofyevRecep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, ouve Vladimir Putin, seu homólogo da Rússia, em Astana, no Cazaquistão, em 13 de outubro de 2022
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, ouve Vladimir Putin, seu homólogo da Rússia, em Astana, no Cazaquistão, em 13 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2022
Nos siga no
A Turquia e a Rússia acordaram o fornecimento de grãos para países africanos que "sofrem de uma grave crise alimentar", após o ataque de Kiev às forças de Moscou, que precipitaram sua saída do acordo de grãos.
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, declarou ter chegado a um acordo com seu homólogo russo Vladimir Putin para enviar grãos e fertilizantes gratuitos para países africanos famintos, indicou o jornal turco Hurriyet.
"Durante nossas conversas com Putin, concordamos em enviar grãos grátis a países necessitados. Concordamos com Putin que a África deveria se beneficiar do corredor de grãos do mar Negro. Vamos garantir que os carregamentos secos de grãos cheguem aos países que atualmente sofrem de uma grave crise alimentar e fome", sublinhou o líder da Turquia.
O presidente também acusou o Ocidente de dar lições sobre a humanidade e a mesmo tempo ignorar os problemas da fome na África, que chamou de "uma vergonha".
"Vemos uma mentalidade que define a Europa como um jardim e o resto do mundo como grama selvagem. Sabemos por experiência amarga como este ponto de vista distorcido, que divide as pessoas de acordo com o idioma, a cor e o país, levou nosso mundo ao desastre", disse ele.
Erdogan afirmou também ter discutido a questão com António Guterres, secretário-geral da ONU. O presidente turco também disse que pretendia levantar a questão do abastecimento alimentar da África na próxima cúpula do G20 em Bali, Indonésia.
Um caminhão descarrega grãos no JSC Elevador Melitopol, Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2022
Panorama internacional
Rússia considera suficientes as garantias recebidas e restabelece 'acordo alimentício'
Em 22 de julho, a Rússia, a Turquia e a ONU assinaram um acordo para desbloquear a exportação de grãos e fertilizantes da Ucrânia em meio ao conflito. Representantes do governo ucraniano assinaram um documento semelhante com Ancara e representantes das Nações Unidas.
Moscou também assinou um memorando com a ONU para facilitar a exportação de fertilizantes e produtos agrícolas russos para os mercados internacionais, mas abandonou o pacto no sábado (29) após Kiev usar drones submarinos para atacar a Frota do Mar Negro da Rússia e navios civis do país, que estavam envolvidos na segurança do corredor de grãos perto da cidade de Sevastopol, na Crimeia.
A Rússia retomou sua participação no pacto na quinta-feira (3), depois que Kiev deu garantias escritas de não utilizar o corredor de grãos do mar Negro para ações militares contra Moscou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала