- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Enviado dos EUA parabeniza Netanyahu por eleição; Blinken liga a Lapid e expressa 'preocupação'

© AP Photo / Tsafrir AbayovO ex-primeiro-ministro israelense e chefe do partido Likud, Benjamin Netanyahu e sua esposa Sara gesticulam após os primeiros resultados das pesquisas de boca de urna para a eleição parlamentar israelense na sede de seu partido em Jerusalém, 2 de novembro de 2022
O ex-primeiro-ministro israelense e chefe do partido Likud, Benjamin Netanyahu e sua esposa Sara gesticulam após os primeiros resultados das pesquisas de boca de urna para a eleição parlamentar israelense na sede de seu partido em Jerusalém, 2 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2022
Nos siga no
O ex-primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, garantiu a maioria dos assentos parlamentares ontem (3) na quinta eleição do país em quatro anos. O premiê que governou Israel por 12 anos possivelmente voltará ao posto após o novo pleito.
Netanyahu e seus aliados de direita conquistaram um total de 64 assentos dos 120 disponíveis no Parlamento. Seu próprio partido, Likud, conquistou 32 cadeiras. Com esses números, espera-se que esse seja o governo mais de direita nos 74 anos de história do Estado judeu, relata o The Times of Israel.
Após a vitória, o embaixador dos EUA em Israel, Tom Nides, ligou para Netanyahu para parabenizá-lo afirmando que "estou ansioso para trabalharmos juntos para mantermos o vínculo inquebrável" entre Washington e Tel Aviv.
Entretanto, apesar da simpatia do embaixador, dois dias antes o governo Biden, através do porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse que os EUA esperam que a nova gestão israelense respeite "os valores de uma sociedade aberta e democrática", incluindo os direitos das minorias, escreve o jornal.

"Esperamos que todos os funcionários do governo israelense continuem a compartilhar os valores de uma sociedade aberta e democrática, incluindo tolerância e respeito por todos na sociedade civil, particularmente por grupos minoritários", disse Price.

Endossando a preocupação com minorias, nomeadamente as ocupações na Cisjordânia, o secretário de Estado, Antony Blinken, também ligou para Israel, mas para falar com o primeiro-ministro de saída, Yair Lapid, no intuito de agradecer sua colaboração e alertar sobre o aumento das tensões.
O secretário "elogiou Israel por suas eleições livres e justas e agradeceu ao premiê por sua parceria", disse o Departamento de Estado em comunicado citado pela mídia.
Jornalistas cercam o corpo de Shireen Abu Akleh, da rede Al Jazeera, no necrotério do Hospital na cidade de Jenin, na Cisjordânia, 11 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.10.2022
Panorama internacional
ONU: 2022 pode ser o ano mais mortal para palestinos na Cisjordânia
Blinken também expressou "sua profunda preocupação com a situação na Cisjordânia, incluindo o aumento das tensões, violência e perda de vidas israelenses e palestinas, e ressaltou a necessidade de todas as partes reduzirem urgentemente a situação".
Lapid, por sua vez, admitiu a derrota e desejou sorte a Netanyahu "pelo bem do povo israelense", segundo o jornal.
"O Estado de Israel está acima de qualquer consideração política. Desejo boa sorte a Netanyahu para o povo de Israel e o Estado de Israel", afirmou o ainda primeiro-ministro.
Com todas as cédulas apuradas após a eleição nacional de Israel na terça-feira (2), Netanyahu controlará não apenas o maior partido do Knesset, mas está prestes a retornar ao poder liderando um bloco majoritário de 64 membros de seus aliados religiosos e de direita dentre os 120 assentos no Knesset.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала