- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Colégio de São Paulo expulsa 8 alunos por ataques com referências a Hitler após as eleições

© Foto / Wikimedia Commons / Juliana da Cunha Costa SantosFachada de uma das unidades do colégio Visconde de Porto Seguro (foto de arquivo)
Fachada de uma das unidades do colégio Visconde de Porto Seguro (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2022
Nos siga no
Mensagens de cunho nazista, racista, homofóbico e gordofóbico compartilhadas em um grupo de aplicativos de mensagens foram o estopim para a expulsão de oito alunos do colégio Visconde de Porto Seguro, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (4).
De acordo com informações do site G1, nas conversas, estudantes disseram que iriam criar a "Fundação dos Pró-Reescravização do Nordeste", enviaram figurinhas elogiosas ao ditador nazista Adolf Hitler e escreveram mensagens dizendo "quero que nordestinos morram de sede".
Um jovem de 15 anos foi incluído no grupo e, em seguida, questionou os participantes do que se tratava. Um dos participantes disse que eles seriam "neonazistas do Porto [colégio]".
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama, Michelle, descem rampa do Palácio do Planalto. Brasília, 17 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.11.2022
Notícias do Brasil
Entre o 'acabou, Bolsonaro' e o 'Lula lá', como funciona e para que serve a transição de governo?
O adolescente foi retirado do grupo ao manifestar contrariedade. Recebeu uma mensagem de um colega: "espero que você morra fdp negro".
Com a repercussão do caso, a escola emitiu duas notas repudiando os comentários. Na última, anunciou a expulsão.

"Reforçamos nosso repúdio veemente a toda e qualquer forma de discriminação e preconceito, os quais afetam diretamente nossos valores fundamentais", declarou em uma delas.

O texto acrescentou que a escola decidiu aplicar sanções disciplinares cabíveis no termo do Regimento Escolar, "inclusive a penalidade máxima prevista, que implica seu desligamento imediato desta instituição".

A advogada Thais Cremasco, mãe do aluno vítima de racismo, agradeceu pelo apoio que recebeu por meio de sua rede social, mas disse que a luta continua.

"Essa primeira batalha foi vencida. Espero o bem para essas pessoas e que elas consigam se reeducar. É muito importante a gente denunciar todo e qualquer tipo de violência. Não podemos nos calar perante violência e injustiça", diz ela.

Polícia Rodoviária Federal (PRF) atua para desobstrução de rodovia no Ceará, em 1º de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.11.2022
Notícias do Brasil
Bloqueios podem provocar desabastecimento e desperdício de alimentos, diz associação
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала