- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Bolsonaro considera sair do país para não ter que passar faixa presidencial para Lula, diz mídia

© Foto / Palácio do Planalto / CCBY 2.0 / Alan SantosPassagem de Faixa Presidencial de Michel Temer para Jair Bolsonaro em 1º de janeiro de 2019
Passagem de Faixa Presidencial de Michel Temer para Jair Bolsonaro em 1º de janeiro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2022
Nos siga no
O ato ficaria então para o vice-presidente, general Hamilton Mourão, uma vez que sem a presença do mandatário em território brasileiro, Mourão se torna o presidente interino.
A transição de governo começou oficialmente ontem (3) com a visita do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, ao Palácio do Planalto onde encontrou com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para iniciar o processo.
Entretanto, um dos atos mais tradicionais seguido por presidentes eleitos no país, o de passar a faixa da presidência para o vencedor, pode não acontecer no formato original.
De acordo com a Folha de São Paulo, o presidente, Jair Bolsonaro, tem dito a aliados que poderá viajar para o exterior para não passar a faixa para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia de posse em 1º de janeiro.
O atual mandatário acredita que não estar em território brasileiro é a solução para que seu vice, Hamilton Mourão, realize a tarefa de participar da solenidade como presidente interino.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) em confronto durante debate em 16 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2022
Notícias do Brasil
Coordenador do PT propõe foto de Bolsonaro com Lula: 'Brasil acima de todos é um Brasil de paz'
A mídia relata que o motivo para a atitude de Bolsonaro é a revolta com o que encara como desigualdade de condições de disputa entre ele e Lula, especialmente devido a decisões da Justiça eleitoral.
Já Mourão, disse na terça-feira (1º) que tem "quase certeza de que o presidente vai" passar a faixa para o petista.
Bolsonaro segue com certa distância dos processos tradicionais pós-eleição. Ontem (3), quando o mandatário recebeu Alckmin por 20 minutos em seu gabinete, não permitiu a entrada dos petistas Gleisi Hoffmann e Aloizio Mercadante que também estavam no Planalto para reunião com Ciro Nogueira, conforme noticiado.
O único exemplo recente de presidente que não passou a faixa para o sucessor foi o de João Figueiredo, que foi substituído na presidência por José Sarney em 1985.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала