- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mais de 40% do fornecimento de gás russo se afasta do Ocidente em direção aos países asiáticos

© Sputnik / Aleksandr GalnepinStand da empresa estatal russa Gazprom na exposição de distribuição e utilização de gás PMGF-2022, no centro de exposições Expoforum, São Petersburgo, Rússia, foto publicada em 13 de setembro de 2022
Stand da empresa estatal russa Gazprom na exposição de distribuição e utilização de gás PMGF-2022, no centro de exposições Expoforum, São Petersburgo, Rússia, foto publicada em 13 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2022
Nos siga no
Segundo a Gazprom, as remessas para países não pertencentes à Comunidade de Estados Independentes (CEI) caíram mais de 40%, enquanto as exportações para a China estão aumentando.
O fornecimento de gás natural da gigante russa de energia Gazprom para países fora da CEI, uma categoria que inclui a maior parte da União Europeia (UE), diminuiu 42,6% em janeiro-outubro em relação ao mesmo período do ano passado, anunciou a empresa na terça-feira (1º).
De acordo com o relatório da empresa, as exportações somaram 91,2 bilhões de metros cúbicos (bcm) de gás, o que é 67,6 bcm a menos que nos primeiros dez meses de 2021.
"A Gazprom fornece gás de acordo com pedidos confirmados", escreveu a empresa em um post no Telegram.
No ano passado, a empresa aumentou as exportações de gás para países fora da CEI em 5,8 bilhões de metros cúbicos, até 185,1 bcm.
Enquanto isso, as exportações para a China através do gasoduto Força da Sibéria continuaram a crescer sob o contrato bilateral de longo prazo da empresa russa. De acordo com a Gazprom, as entregas através do megagasoduto excedem regularmente as obrigações contratuais diárias.
A Gazprom começou a bombear gás para a China através do gasoduto de 3.000 km no ano de 2019. Também conhecida como Rota Oriental, a capacidade do Força da Sibéria é de 61 bilhões de metros cúbicos de gás por ano, incluindo 38 bilhões de metros cúbicos para exportação. Moscou e Pequim estão atualmente planejando outra importante rota de gás através da Mongólia, chamada Soyuz Vostok. A Gazprom está finalizando os detalhes para a construção do projeto.
O primeiro-ministro búlgaro Boyko Borisov, o presidente russo Vladimir Putin, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, o presidente sérvio Aleksandar Vucic e outras autoridades participam de uma cerimônia de inauguração de um novo gasoduto TurkStream, em Istambul, 8 de janeiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2022
Panorama internacional
Ancara vai garantir fluxo de gás russo para UE através do gasoduto TurkStream, diz Erdogan
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала