- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Vale do Rio Doce assina acordos para desenvolver Mega Hubs na Arábia Saudita, Omã e EAU

© Foto / Site Vale do Rio Doce / Leo DrumondVale do Rio Doce
Vale do Rio Doce - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2022
Nos siga no
Os Mega Hubs devem abastecer diferentes mercados em todo o mundo, com a intenção de acelerar a descarbonização da indústria siderúrgica.
Nesta terça-feira (1º), a Vale do Rio Doce anunciou a assinatura de acordos com autoridades locais e clientes para analisar o desenvolvimento de Mega Hubs na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos (EAU) e Omã.
Em um documento da mineradora brasileira mencionado pela Reuters, a Vale diz que os complexos industriais no Oriente Médio estariam focados em produtos siderúrgicos de baixo carbono, como ferro briquetado a quente, para abastecer os mercados locais e estrangeiros.
"Vemos um grande potencial na rota de redução direta, com a demanda marítima por esses produtos aglomerados de alta qualidade crescendo 100 milhões de toneladas nos próximos 15-20 anos", disse o chefe de minério de ferro da empresa, Marcello Spinelli, citado pela mídia.
Ainda segundo o comunicado, espera-se que a Vale "construa e opere as plantas de concentração e briquetagem de minério de ferro nos hubs, assegurando a oferta de produtos aglomerados de alta qualidade; que os parceiros locais promovam a construção da infraestrutura logística necessária; e que os investidores e/ou clientes construam e operem as plantas de redução direta e sejam os compradores de ferro briquetado quente para os mercados de exportação e doméstico", relata a mídia.
Abdulaziz bin Salman, ministro da Energia da Arábia Saudita, durante coletiva de imprensa após a 45ª Reunião Ministerial Conjunta de Monitoramento e a 33ª Reunião Ministerial da OPEP e não-membros da OPEP em Viena, Áustria, 5 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2022
Panorama internacional
Após desaprovação de Biden, Arábia Saudita explica decisão de cortar produção petrolífera
Os acordos incluem um memorando de entendimento assinado com o Centro Nacional de Desenvolvimento Industrial da Arábia Saudita (NIDC, na sigla em inglês) para que estudem o desenvolvimento de um mega hub na cidade de Ras Al Khair.
A mineradora também assinou um memorando de entendimento com a Emirates Steel Arkan dos EAU para uma planta na zona econômica de Khalifa em Abu Dhabi e um memorando de cooperação com o Ministério do Comércio de Omã para um mega hub a ser implementado na cidade de Duqm.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала