- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bloomberg: inflação na zona do euro atinge novo recorde à medida que desempenho da economia diminui

© AFP 2023 / JOHN MACDOUGALLPessoas passam por uma placa que anuncia um "desconto extra de 50% em itens já com desconto" do lado de fora de uma loja de varejo de roupas em Berlim, 29 de setembro de 2022
Pessoas passam por uma placa que anuncia um desconto extra de 50% em itens já com desconto do lado de fora de uma loja de varejo de roupas em Berlim, 29 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2022
Nos siga no
Com os preços ao consumidor atingindo a marca de 10,7% em outubro, o Banco Central Europeu (BCE) precisou elevar as taxas de juros, enquanto o produto interno bruto (PIB) apresentou crescimento de apenas 0,2% no terceiro trimestre.
De acordo com dados da Bloomberg, a inflação na zona do euro atingiu um novo recorde histórico, enquanto a economia do bloco vem perdendo a força e alimentando expectativas quanto a uma recessão praticamente inevitável.
Os preços ao consumidor aumentaram 10,7% em outubro em relação ao ano anterior, ao passo que o PIB do terceiro trimestre desacelerou para 0,2% em relação aos três meses anteriores.
Os títulos europeus permaneceram mais baixos após a divulgação dos dados, com rendimentos alemães de dez anos quatro pontos-base mais altos, em 2,15%. O euro caiu 0,3% e está oscilando na base de US$ 0,9937 (cerca de R$ 5,18).
Na semana passada, a Alemanha desafiou as previsões de contração ao registrar um crescimento mais rápido do que nos três meses anteriores. Apesar disso, a projeção é de que a Europa continue desacelerando a economia nos próximos trimestres, com aumentos acentuados nas taxas de juros pelo BCE.
Bandeiras da União Europeia em frente à sede da Comissão Europeia em Bruxelas (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2022
Operação militar especial russa
Ministros da Energia da UE propõem medidas para conter o crescimento dos preços
"Os riscos de recessão estão se espalhando", disse o presidente do banco central espanhol, Pablo Hernández De Cos, em um evento nesta segunda-feira (31) na Turquia. "Uma ação decisiva de nossa parte na atual conjuntura apoiará o crescimento de médio prazo, reduzindo as pressões inflacionárias e evitando um desencorajamento das expectativas de inflação."
Ainda segundo a Bloomberg, uma desaceleração drástica no terceiro trimestre já era evidente na Espanha e na França, à medida que o boom pós-confinamento nas indústrias de turismo e lazer desaparecia. Esses dados vieram um dia depois que o BCE dobrou os custos de empréstimos para o nível mais alto em mais de uma década, com autoridades mais tarde apoiando outras grandes medidas para recuperar os preços de volta à meta de 2%.
Para os analistas, as perspectivas, no entanto, permanecem extraordinariamente incertas. O clima ameno e o fornecimento de gás natural mais forte do que o esperado levaram a uma queda significativa em alguns custos de energia no atacado, mas a trajetória do fornecimento futuro e o conflito ucraniano ainda apresentam riscos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала