DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Raro 'eco de luz' de explosão estelar é registrado a cerca de 16 milhões de anos-luz da Terra (FOTO)

© Foto / NASA/CXC/SAORemanescente de supernova na constelação da Cassiopeia
Remanescente de supernova na constelação da Cassiopeia  - Sputnik Brasil, 1920, 30.10.2022
Nos siga no
O Telescópio Espacial Hubble revelou os anéis ou "ecos de luz" associados a uma supernova se expandindo em todas as direções.
Os astrônomos juntaram as imagens do Hubble em um breve vídeo mostrando primeiro a explosão da supernova, e logo em seguida, os anéis de luz que surgiram quando a luz da explosão atingiu várias camadas de poeira nas imediações, segundo estudo publicado na revista Astrophysical Journal Letters.
Uma equipe internacional de astrônomos da Universidade de Aarhus, Universidade Pública de Dublin, Universidade Hofstra e do Observatório Europeu do Sul, entre os que está Lluís Galbany, juntou as imagens do telescópio Hubble em um GIF que mostra a explosão da supernova, seguida de vários anéis de luz.
De acordo com o cientista principal do estudo, Maximillian Stritzinger, da Universidade de Aarhus, Dinamarca, o conjunto de dados permitiu produzir imagens e animações com cores impressionantes que mostram a evolução dos ecos de luz durante um período de cinco anos.
O telescópio Hubble captou um estranho "eco de luz" da explosão de uma estrela, um fenômeno raramente visto que anteriormente foi documentado apenas em poucas supernovas.
"A onda desta poderosa explosão de supernova está se expandindo para seu exterior a mais de 10 mil quilômetros por segundo. Diante desta onda expansiva, há um intenso raio de luz emitido pela supernova, e isso é que está causando os anéis em expansão [...]", afirmou o coautor do estudo Lluis Galbany, do Instituto de Ciências Espaciais de Barcelona.
A supernova em questão, denominada SN 2016adj, foi vista pela primeira vez em 2016 e pertence à conhecida galáxia Centauro A, localizada entre 10 e 16 milhões de anos-luz da Terra.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала