- Sputnik Brasil, 1920
Eleições 2022
Notícias e análises sobre as eleições gerais no Brasil em 2022. Acompanhe aqui todos os destaques envolvendo a acirrada disputa pela preferência do eleitorado brasileiro.

Lula é eleito presidente e terá 3º mandato

© Ricardo StuckertO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante ato em Teresina, no Piauí
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante ato em Teresina, no Piauí - Sputnik Brasil, 1920, 30.10.2022
Nos siga no
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está matematicamente eleito para cumprir um terceiro mandato como presidente do Brasil. O petista, que governou o país entre 2003 e 2010, superou o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições, neste domingo (30).
Com 100% das urnas apuradas, Lula obteve 50,90% dos votos, contra 49,10% de Bolsonaro. Ao todo, o presidente eleito conquistou 60.345.999 de votos, um recorde na história da democracia brasileira. Bolsonaro teve 58.206.354 de votos e se torna o primeiro presidente brasileiro a perder uma disputa à reeleição.

"Quero começar essa pequena fala com agradecimento a Deus, porque a vida inteira eu sempre achei que Deus sempre foi muito generoso comigo para permitir que eu saísse de onde eu saí e chegasse onde cheguei", afirmou Lula, em suas primeiras palavras como presidente eleito.

"E nós não enfrentamos um adversário, um candidato. Enfrentamos a máquina do Estado brasileiro colocada a serviço do candidato da situação para tentar evitar que ganhássemos as eleições", completou.
A vitória de Lula confirma as projeções feitas por pesquisas eleitorais desde o início do ano, que indicavam um favoritismo do petista diante do atual presidente. Na reta final do segundo turno, os institutos apontavam uma aproximação das intenções de voto de Bolsonaro.
Muitas delas, como Datafolha, Quaest e Paraná Pesquisas acertaram as projeções, dentro de suas respectivas margens de erro.
Estas foram as eleições mais acirradas do país desde 1989. O último pleito com grande polarização e disputado até os instantes finais havia sido em 2014, quando Dilma Rousseff (PT) foi eleita presidenta com 51,6% dos votos, contra 48,3% de Aécio Neves (PSDB).
Lula tomará posse para seu terceiro mandato como presidente no dia 1º de janeiro de 2023. Durante a campanha, o presidente eleito destacou o legado do PT e criticou duramente o governo Bolsonaro, em especial pela crise social e pela gestão da pandemia de COVID-19. O combate à fome foi um dos temas centrais de sua agenda.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em ato de campanha em Maceió, no estado de Alagoas, em 17 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2022
Eleições 2022
Lula: a história e a trajetória de um dos líderes políticos mais notórios e influentes do Brasil
No segundo turno, conseguiu aglutinar apoios como os de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), que ficaram respectivamente em terceiro e quarto lugar na corrida eleitoral, e lideranças históricas da centro-direita, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-senador Aloysio Nunes.
No primeiro turno, Lula conquistou 57,2 milhões de votos e se tornou o candidato mais bem votado da história em uma primeira etapa da eleição. Bolsonaro, por sua vez, teve 51 milhões de votos.
Em 2018, Bolsonaro conseguiu 57,8 milhões no segundo turno, quando enfrentou Fernando Haddad (PT).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала