- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Militares brasileiros se interessam cada vez mais pela geopolítica de Aleksandr Dugin, diz fonte

© Sputnik / Aleksey KudenkoFilósofo russo Aleksandr Dugin durante ato em favor da população do Donbass, em Moscou, Rússia (foto de arquivo)
Filósofo russo Aleksandr Dugin durante ato em favor da população do Donbass, em Moscou, Rússia (foto de arquivo)  - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2022
Nos siga no
Especiais
Militares brasileiros estudam cada vez mais a geopolítica do filósofo russo Aleksandr Dugin. A Sputnik Brasil conversou com especialistas para saber qual é o papel de Dugin na formação dos militares brasileiros.
Desde a escalada do conflito ucraniano em fevereiro de 2022, o interesse pelo filósofo russo Aleksandr Dugin cresce no Brasil. Os militares estão entre os mais interessados na obra de Dugin, principalmente em sua dimensão geopolítica.
Dugin é considerado o principal autor da corrente neoeurasiana, que rejeita a globalização e sugere a formação de um mundo multipolar, no qual cada civilização teria um papel autônomo e igualitário.
Crítico feroz da sociedade contemporânea, Dugin identifica no expansionismo dos EUA a tentativa de estabelecer uma hegemonia cultural e econômica que não atenderia aos interesses da maioria da população mundial.
"Os militares brasileiros não leem Dugin no sentido de adesão ou repulsa ideológica. O interesse é encontrar ali algo proveitoso para o Brasil, isto é, como o Brasil poderia se posicionar no mundo multipolar em ascensão", revelou fonte próxima aos meios militares à Sputnik Brasil.
De acordo com a geopolítica de Dugin, o Brasil assumiria a liderança do bloco latino-americano, realizando o seu potencial de ser, como enfatiza o russo, uma "Roma tropical".
© Sputnik / Ruslan Krivobok Filósofo russo Aleksandr Dugin, durante conferência de imprensa em Moscou, Rússia (foto de arquivo)
Filósofo russo Aleksandr Dugin, durante conferência de imprensa em Moscou, Rússia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2022
Filósofo russo Aleksandr Dugin, durante conferência de imprensa em Moscou, Rússia (foto de arquivo)
A fonte ouvida pela Sputnik Brasil revela que Dugin foi convidado a publicar um artigo em revista acadêmica da Escola Superior de Guerra. O filósofo russo já teria entregue o artigo, que aguarda publicação.
Canais no YouTube gerenciados por militares da reserva publicaram transmissões ao vivo com o filósofo russo, realizadas logo após o início da operação militar especial. Nelas, Dugin esbanja um portunhol fluente e apresenta a sua versão sobre os motivos da deflagração do conflito ucraniano.
A fonte nega, no entanto, que exista uma campanha organizada de divulgação do pensamento duginista entre os meios militares brasileiros.
"Vemos a rivalidade entre dois discursos: um diz que Dugin é um grande influenciador, que estaria formando o pensamento militar brasileiro, o que é um delírio; e outro é achar que ele não tem importância alguma e ninguém está interessado em lê-lo", disse a fonte à Sputnik Brasil. "Ambos os discursos são feitos por detratores de Dugin, e ambos estão incorretos."
Os militares brasileiros "estão abertos a Dugin, assim como estariam abertos para qualquer autor com ideias interessantes e relevantes para o Brasil".
© AP Photo / Silvia IzquierdoCachorro ladra a um drone durante cerimônia de graduação no 76º aniversário da Brigada de Infantaria Paraquedista no Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2021
Cachorro ladra a um drone durante cerimônia de graduação no 76º aniversário da Brigada de 
Infantaria Paraquedista no Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2021    - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2022
Cachorro ladra a um drone durante cerimônia de graduação no 76º aniversário da Brigada de Infantaria Paraquedista no Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2021
Segundo a fonte, "se aparentemente há mais interesse em Dugin entre os militares do que entre os civis, é porque em geral militares se preocupam mais com geopolítica".

Geopolítica à brasileira

Apesar da importância de Dugin, os brasileiros têm uma teoria geopolítica para chamar de sua: o meridionalismo. Celebrada como a única teoria geopolítica brasileira totalmente autóctone, o meridionalismo foi formulado pelo professor doutor em geografia da Universidade de São Paulo (USP) André Roberto Martin.
O meridionalismo de Martin e o neoeurasianismo de Dugin dialogam em diversos aspectos.
"Eu tive o privilégio de encontrar com Dugin aqui no Brasil algumas vezes", revelou Martin à Sputnik Brasil. "Uma pessoa agradabilíssima, um intelectual de primeira, pelo qual eu tenho muito respeito."
Ambas as teorias partem de premissas comuns, como a necessidade de superar a sociedade neoliberal individualista.
"Temos uma afinidade muito grande quanto à leitura do tempo geopolítico presente: a de que há um risco de um confronto mundial entre a pretensão monopolar norte-americana, de um lado, e a tendência à multipolaridade de outro", explicou Martin.
© AP Photo / dpa/Nicolas ArmerMilitares dos EUA na Alemanha (foto de arquivo)
Militares dos EUA na Alemanha (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2022
Militares dos EUA na Alemanha (foto de arquivo)
O geógrafo também compartilha com Dugin a crítica ao modelo neoliberal "que está colocando a humanidade em risco em todos os sentidos: o da sociabilidade, o dos valores e da própria existência humana, seja por hecatombe nuclear ou ambiental".
"O irracionalismo do mercado contaminou de tal maneira a humanidade que, sim, concordo com Dugin: temos que unir forças e derrotar essa ideologia que está prejudicando o mundo e pondo em risco o futuro da humanidade", sintetizou Martin.
No entanto, os teóricos divergem sobre como confrontar este inimigo comum. Martin explica que o neoeurasianismo "convoca uma luta espiritual das civilizações contra o neoliberalismo".

"Dugin prevê um acúmulo de forças geopolíticas que envolveria todas as sociedades tradicionais, formando um eixo que vai desde a Turquia até o Japão", relatou Martin. "Ele convoca uma identidade comum a partir das religiões e de ideias tradicionalistas."

O bloco meridional proposto por Martin, no entanto, não seria formado a partir de uma identidade cultural. Martins acredita que o Brasil, em parceria com países como a Índia e Austrália, poderia liderar um bloco meridional, que unisse todos os países do sul, atualmente destituídos de poder.
© AP Photo / Lefteris PitarakisPresidentes da Rússia e Turquia conversam com ajuda de tradutor em cerimônia de abertura de gasoduto comum, em Istanbul, em 8 de janeiro de 2020
Presidentes da Rússia e Turquia conversam com ajuda de tradutor em cerimônia de abertura de gasoduto comum, em Istanbul, em 8 de janeiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2022
Presidentes da Rússia e Turquia conversam com ajuda de tradutor em cerimônia de abertura de gasoduto comum, em Istanbul, em 8 de janeiro de 2020
"Não vislumbro a aliança desses países em função da cultura, mas sim em função de sua posição geopolítica, de forma muito realista", disse o geógrafo. "É uma aliança entre todos os que atualmente não têm poder de decisão. A união faz a força, simples assim."
Martin acredita que o Brasil pode contribuir de uma forma alternativa tanto à proposta ocidental, quanto à proposta eurasiana.
"Enquanto o Dugin vê um confronto entre Leste e Oeste, entre modernidade e tradicionalismo, eu vejo a possibilidade de uma terceira via", disse Martin.
"De maneira resumida, poderíamos dizer que o neoliberalismo [liderado pelos EUA] se pauta pelo lema 'mercados livres, corpos livres', que é persuasivo e se espalha pelo mundo. Isso é rechaçado pelo eurasianismo, que propõe 'mercados controlados, mas corpos também controlados'. Já o meridionalismo seriam 'mercados controlados e corpos livres'", sintetiza o geógrafo.
Assim como o eurasianismo, o meridonalismo também é mais estudado e aceito pelos meios militares do que civis.
"Acredito que a academia brasileira tenha ficado com um pé atrás com a geopolítica, por associá-la aos anos de chumbo e à linha dura do regime militar", lamenta Martin.
© Sputnik / Renan LúcioMilitar em posição na frente de uma instalação da Marinha do Brasil na ilha da Marambaia, no Rio de Janeiro
Militar em posição na frente de uma instalação da Marinha do Brasil na ilha da Marambaia, no Rio de Janeiro - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2022
Militar em posição na frente de uma instalação da Marinha do Brasil na ilha da Marambaia, no Rio de Janeiro
A analista geopolítica no Instituto Mundo Multipolar Mariana Slickmann também lamenta que a geopolítica seja um assunto restrito à caserna.
"A geopolítica precisa ser mais acessível ao público, já que ela trata dos interesses nacionais e dos caminhos que o Brasil pode trilhar", disse Slickmann à Sputnik Brasil.
Segundo ela, caso a sociedade brasileira estivesse comprometida com estratégias geopolíticas mais amplas, poderia estar em uma posição similar à de países como Turquia ou Índia, "que estão sabendo se posicionar" diante dos conflitos internacionais.
"Mas para isso é necessário atualizar o projeto de Estado brasileiro, que não está acompanhando a formação do nascente mundo multipolar", concluiu a historiadora.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала