- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Terroristas incitam sentimento antirrusso na Ásia Central, diz MRE da Rússia

© Sputnik / Mikhail VoskresenskyMinistério das Relações Exteriores da Federação da Rússia
Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2022
Nos siga no
Terroristas, especialmente aqueles afiliados ao Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em muitos outros países), estão aumentando suas atividades de propaganda e estimulando o sentimento antirrusso na região da Ásia Central, disse o vice-chanceler russo Oleg Syromolotov à Sputnik.
"Durante um ano e meio, o Daesh aumentou significativamente sua campanha de propaganda e recrutamento baseada em apelos pseudo-religiosos para a criação de um 'califado global', com foco em minorias nacionais afegãs e pessoas de países vizinhos. Os terroristas estão incitando sentimentos antirrussos na região, inclusive no contexto da operação militar especial na Ucrânia", disse Syromolotov.
A filial afegã do Daesh, Wilayat Khorasan, é agora o grupo terrorista mais numeroso e pronto para o combate com laços internacionais desenvolvidos, acrescentou o diplomata russo. Até o momento, é composto por mais de 6.000 militantes.
Na quarta-feira (26), o presidente russo, Vladimir Putin, disse que a alta concentração de grupos terroristas no Afeganistão, especialmente ao longo de suas fronteiras com outros Estados da Ásia Central, representa um risco potencial para os países pós-soviéticos, com muitos militantes tentando se infiltrar na Rússia e seus vizinhos.
As tentativas de cometer ataques terroristas na Rússia aumentaram significativamente em 2022 no contexto da operação militar especial do país na Ucrânia e da instabilidade global relacionada. A segunda-feira (24) marcou a última tentativa de ataque terrorista impedida pelo Serviço Federal de Segurança da Rússia este ano. Apoiadores do Daesh foram detidos na cidade de Pyatigorsk, localizada na região de Stavropol, por prepararem uma explosão em um departamento de polícia local.
Iranianos carregam caixões na mesquita Shah Cheragh, de Shiraz, em 15 de abril de 2008, durante o funeral das pessoas que foram mortas em uma explosão no santuário em 12 de abril daquele ano - Sputnik Brasil, 1920, 26.10.2022
Panorama internacional
Daesh reivindica autoria de atentado terrorista a mesquita no Irã
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала